O Gevora Hotel, localizado nos Emirados Árabes, em Dubai, é considerado pelo Guiness Book como o mais alto do mundo. Menos de um mês depois de sua inauguração, ocorrida em 12 de fevereiro de 2018, o edifício de 356,33 metros de altura conquistou o título no livro dos recordes e o mantém até hoje.
O empreendimento, que levou quatro anos para ser construído, ocupa uma torre de 75 andares decorada com ouro e conta com 528 quartos, um centro de negócios, sala de reuniões, quatro restaurantes, uma piscina panorâmica, jacuzis, um SPA de luxo e um ginásio. O preço de um quarto médio para hospedagem é de aproximadamente R$ 937,81 por diária.
De acordo com o Guiness, originalmente, a torre foi planejada para ser uma obra residencial, mas acabou se convertendo em uma habitação comercial.
Antes do Gevora ser construído, quem ocupava o posto de maior hotel do mundo era o JW Marriott Marquis Dubai — localizado também nos Emirados Árabes —, que tem 355,35 metros de altura, o que dá aproximadamente um metro de diferença do atual concorrente.
Na China, há um hotel com 632 metros e 128 andares que poderia ser considerado como o mais alto do mundo. Entretanto, o livro dos recordes só concede título nessa categoria a edifícios que sejam utilizados somente como hotel, o que não é o caso da construção chinesa, que também oferece, de forma individual, serviços de restaurante e piscina.
Já na categoria de edifício mais alto do mundo, quem ocupa o posto é o Burj Khalifa, também nos Emirados Árabes, que tem 828 metros de altura. O governo do país já adiantou que planeja para os próximos anos construir um prédio ainda maior.