As obras de alargamento da faixa de areia do Balneário Camboriú estão em reta final, e o setor de turismo celebra o momento às vésperas da temporada de verão. Em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (8), o secretário de Turismo, Geninho Goes, destacou que a obra, fruto de um investimento de R$ 80 milhões, ampliará a faixa comum em 50m, totalizando 75m de areia para os banhistas.
O projeto, que surgiu após um plebiscito realizado com a população há 20 anos, contempla também a revitalização dos 5,8 quilômetros de orla. Portanto, mesmo com o fim do alargamento, a nova praia central ainda está longe de estar pronta. A prefeitura local irá redesenhar ciclofaixas, ampliar o calçadão, remodelar quiosques e instalar nove espécies de vegetação, como capim-das-dunas, acariçobas e margaridas-da-praia. Ainda não há previsão para o término de toda a revitalização, que deve levar alguns anos.
De fora, os benefícios do novo empreendimento têm sido colocados em dúvida. Nas últimas semanas, a aparição de mais de 20 tubarões na orla da praia e pessoas atoladas na areia causaram dúvidas sobre a ampliação da beira-mar, mas representantes acreditam que as ocorrências foram isoladas.
Em relação aos tubarões, Goes reforça que, antes de iniciar o alargamento, 42 estudos técnicos ambientais e condicionantes foram realizados para o projeto sair do papel. Agora, a secretaria acompanha com técnicos a evolução do bioma local, para evitar qualquer tipo de dano posterior.
– Os tubarões não são espécies agressivas e a movimentação do mar, na parte em que a draga capta a areia para o alargamento, causou a aparição de espécies que são alimentos para eles. Há estudos em andamento e não há nada de grave – garante Goes.
Quanto aos atolamentos, a falta de atenção e a ousadia dos banhistas são os principais motivos apontados pelo secretário de Turismo. Na metade de outubro, imagens de uma mulher que foi engolida pela areia viralizaram nas redes sociais. Após o término das obras e a liberação do espaço, episódios como esse não devem se repetir, já que o local deve passar pela liberação do Corpo de Bombeiros. Segundo a secretaria, em todos os casos - foram registrados, pelo menos, cinco deles -, os banhistas ultrapassaram as sinalizações de área de risco, que tinham faixas e postes de isolamento.
União
Integrantes do projeto Visita Balneário Camboriú e Costa Verde & Mar, organizado pelo BC Convention & Visitors Bureau, que fomenta a região, também estão animados com o novo cenário. O empresário Cristiano Buerger Filho, CEO do Grupo Oceanic, acredita que Balneário tem conseguido criar sua própria identidade, fugindo do rótulo de “Dubai brasileira”, e, por isso, ele começou empreender há quatro anos na região.
Com investimento próprio, Filho abriu as portas do Oceanic Aquarium, em dezembro de 2019, que contempla 1,1 mil animais predominantemente marinhos. Depois, veio o Classic Car Show – Museu do Automóvel, que abriu as portas um ano depois. Para o fim deste ano, mais novidades estão previstas.
– O apoio da prefeitura, com essa visão de serenidade sobre os negócios, é o que nos incentiva a continuar trabalhando – aponta Filho.
O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, cidade a 25 quilômetros de Balneário Camboriú, também vem olhando com bons olhos o investimento na região – Porto Belo é conhecido por recepcionar navios de cruzeiros. O primeiro deles, após a pandemia, desembarca no dia 16 de novembro em Balneário Camboriú. Ao longo da temporada, as embarcações também devem ir até Porto Belo – a estimativa, em toda a região, é que mais de 20 cruzeiros visitem Santa Catarina.
Além da expectativa pelos turistas marítimos, Porto Belo integra um movimento local para o lançamento de um roteiro de Observação de Aves, que cresceu exponencialmente durante a pandemia. No momento, são formados técnicos para conduzir os encontros de interessados nos animais da região.
– Vemos que um município torna o outro mais forte, porque as pessoas têm ficado na região para conhecer mais de um destino e com diferentes opções de lazer. A proximidade aqui é bem positiva, porque o turista não vê mais fronteiras – celebra Stein.
O jornalista viajou a convite de Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau.