Uma mulher ficou atolada em uma parte da obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, nesta terça-feira (26). Ao portal g1, a prefeitura informou que a área era restrita e estava sinalizada, pois o trabalho de finalização da obra ainda não havia sido concluído. A mulher ficou presa por uma das pernas e precisou de ajuda dos guarda-vidas, mas não se feriu.
A administração municipal destacou que o acidente é considerado inédito. Trabalhadores relataram que a mulher estava acompanhada de uma amiga, e foi alertada sobre a permanência no local, mas ignorou o aviso. Ela afundou e ficou presa na areia mole por uma das pernas até a altura da cintura.
Um bombeiro fez a retirada da mulher do local utilizando uma corda. Ela foi puxada por ele e chegou a ser arrastada em um determinado momento para que conseguisse sair do local. Outra mulher também chegou a ser amparada pelos socorristas, mas, de acordo com a administração do município, não chegou a afundar.
A mulher que tentou o resgate disse que estava caminhando quando ouviu um pedido de socorro. Rosa de Fátima Viegas tentou ajudar e acabou também afundando.
— Ela gritava "por favor, ajuda, chama ajuda". Foi quando eu fui até ela para tentar ajudá-la e acabei atolando também, porque ali onde a gente estava era um bolsão — disse ao g1. O resgate durou cerca de 10 minutos.
O trecho onde foi registrado o atolamento faz parte da área interditada pela prefeitura, que vai da Rua 4000 até pouco antes do Pontal Norte.
A empresa que faz a obra de alargamento afirmou que alguns pontos próximos do preenchimento de areia, que é retirada do fundo do mar e colocada na orla, podem ficar "não compactados" e causar o atolamento, já que a tubulação carrega não só a areia, mas também a água para a faixa. A área segue interditada, com maquinário e equipes monitorando e trabalhando no espaço.
A empresa garantiu que, após a liberação do local, episódios como esse não devem se repetir, já que o local deve passar por liberação do Corpo de Bombeiros.