Karina Silveira*
O norte do Peru é uma região dos Andes, com montanhas, florestas e serras de belezas extraordinárias, onde muitas civilizações já prosperam graças à generosidade da Pachamama – a Mãe Terra, a deidade máxima dos povos indígenas, cujos ensinamentos se mantêm presentes na cultura local. Seu território faz fronteira com Equador, Colômbia e Brasil e apresenta uma geografia e um clima bem diversificados.
A partir de Lima, a capital do país, vamos viajar 200 quilômetros pela famosa Rodovia Panamericana, que nasce no Alasca e termina na América do Sul. O trajeto é repleto de paisagens únicas, vales, cânions e desertos que nos levam a Caral, no Vale do Supe, onde está localizada a zona arqueológica da Cidade Sagrada de Caral, declarada patrimônio mundial pela Unesco. Ali, exisitiu, há mais de 5 mil anos, uma das civilizações mais antigas das Américas. No sítio, há evidências de cerimoniais que mostram fortemente sua religiosidade, pirâmides, praças, residências e achados como 32 flautas feitas de osso de condor e pelicano.
Seguimos pelos Andes até Huaraz, capital da província de Ancash, a 450 quilômetros de Lima e a 3.052 metros acima do nível do mar. Situada entre a Cordilheira Branca e a Cordilheira Negra, tem vista para a impressionante Montanha Huascarán, pico mais alto de Peru, com 6.768 metros. A cidade oferece boa estrutura, alimentação, lojas e hospedagem. Base perfeita para explorar a região e para a aclimatação. A propósito, o turismo de aventura, com escalada, montanhismo e trekking, é uma das atrações.
O Parque Nacional Huascarán é uma reserva da biosfera e patrimônio natural da humanidade pela Unesco. A área de 340 mil hectares abriga e protege flora, fauna, formações geológicas e sítios arqueológicos (incluindo relíquias da Cultura Chavín). É o hábitat do puma, do jaguar, da lhama e do guanaco, e conta com mais de 600 glaciares, 290 lagunas e 41 afluentes de três rios. Merecem destaque a Laguna Llaca George, a Laguna Chinancocha e a Laguna 69.
O desfiladeiro de Llaca George proporciona um passeio de beleza impressionante, ótimo para a prática de mountain bike. Não deixe de visitar também a Laguna Llaca, de água azul em meio às montanhas.
A Chinancocha é de fácil acesso, com passeio de barco realizado pela comunidade, e vista para o imponente Huascarán – no horizonte, pode-se avistar o pássaro condor, típico da região. A mais famosa é a 69, justamente pela dificuldade de se chegar a ela – são 14 quilômetros com subidas e descidas e interferência da altitude, além do clima instável: é possível que um mesmo dia registre as quatros estações do ano. Ao chegar, a imagem será impressionante: uma laguna de cor azul turquesa em meio ao branco da neve, um cenário singular de beleza e paz, cercada de cumes como o da Chacraraju, com mais de 6 mil metros de altura.
*Agente de viagem da Turismo Marka
Ícone de Hollywood
- A Cordilheira Branca é uma das maiores cadeias de picos nevados em extensão do mundo, sendo protegida pela Cordilheira Negra, que bloqueia parte dos ventos quentes que sopram do Oceano Pacífico.
- O livro Conquistadores do Inútil, escrito por Lionel Terray, destaca a beleza única do Chacraraju.
- O pico do Artesonraju foi representado na logomarca da Paramount Pictures, famoso estúdio americano de cinema, que usa a imagem até hoje.