Os futuros voos da Gol entre Porto Alegre e o interior do Rio Grande do Sul, operados pela companhia TwoFlex, serão feitos com aviões Cessna 208 Grand Caravan. Diferentemente dos jatos comerciais usados pela Gol, a aeronave operada pela Twoflex conta com apenas nove lugares para passageiros, distribuídos em três fileiras. Os outros dois assentos são destinados a piloto e copiloto.
Os novos destinos da Gol no RS são Bagé, Santa Rosa, Rio Grande, São Borja, Livramento e Passo Fundo. Em setembro, começam os voos para Bagé e Santa Rosa. Até dezembro, os demais serão iniciados.
Pelo porte da aeronave, não haverá comissários nem serviço de bordo. De acordo com o presidente da TwoFlex, Rui Aquino, o passageiro receberá, no início da viagem, um kit de lanche, nos moldes do que é servido pela Gol.
O avião também não possui banheiros. Sobre isso, Aquino destaca que os voos terão duração de, no máximo, duas horas.
De acordo com a TwoFlex, duas aeronaves deste modelo serão utilizadas diariamente. Um terceiro avião do mesmo modelo ficará disponível como reserva. O principal objetivo da aeronave extra, conforme a TwoFlex, é evitar que, havendo impossibilidade meteorológica de decolagem em algum dos aeroportos, outros voos do dia fiquem prejudicados.
O Cessna 208 Grand Caravan é um monomotor, de trem de pouso fixo, que começou a ser produzido na década de 1980. A maior operadora desse modelo, atualmente, é a Fedex, nos Estados Unidos. No Brasil, há mais de 200 deles, atualmente. A TwoFlex opera 18 e destaca que a velocidade de voo é de 300 km/h.
— É uma aeronave muito estável e segura, porque tem asa muito grande. E é uma aeronave de asa alta, por cima da fuselagem, então o passageiro vai acompanhando todo o visual. E tem até uma brincadeira que fazemos: é um voo com internet, porque, como esse avião voa a 10 mil pés, ainda pega o 4G — explica Aquino, acrescentando que os jatos comerciais voam, em geral, com altitude entre 37 mil e 39 mil pés.
Aquino também destaca que os aviões são equipados com radar meteorológico e com EGPWS (Enhanced Ground Proximity Warning System ou, em tradução livre, sistema melhorado de alerta de proximidade ao solo). As três aeronaves que serão usadas pela empresa no Estado, conforme Aquino, foram produzidas entre os anos de 2009 e 2011.
Conforme a TwoFlex, ainda não há definição sobre o limite de peso de bagagem por passageiro.