A cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, está entre os 36 candidatos de todo o mundo neste ano para se tornar Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) . Ao todo, mais de mil locais em 167 países que já receberam o título concedido por valor universal excepcional.
A apresentação ocorreu neste domingo (30), e os debates sobre as novas nomeações, presididos pelo Comitê do Patrimônio Mundial, irão até 10 de julho.
Projetada há mais de 500 anos pelos colonizadores portugueses, Paraty abriga patrimônio ao mesmo tempo natural e cultural.
A cidade ganhou ainda mais projeção a partir da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Neste ano, o avento será realizado de 10 a 14 de julho. Fazer parte da lista da Unesco pode aumentar o turismo e facilitar a obtenção de ajuda econômica para a conservação da região.
O comitê também examinará o estado de conservação daqueles que já compõem a lista. Cinco deles poderiam ser transferidos para a categoria "patrimônio em perigo", incluindo as Ilhas e Áreas Protegidas do Golfo da Califórnia, no México.