A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu nesta sexta-feira (24) todas as operações da Avianca Brasil. Em nota divulgada em seu site, a agência afirmou que os voos estão suspensos até que a empresa comprove capacidade operacional para manter as operações com segurança.
"Aos passageiros com voos para os próximos dias, a Anac recomenda que entrem em contato com a empresa e não se desloquem para o aeroporto até que novas informações sejam divulgadas", diz o texto.
A companhia aérea, que está em recuperação judicial desde dezembro de 2018 e perdeu grande parte da sua frota de aviões na Justiça, vem enfrentando dificuldades para operar.
Conforme informou a coluna Painel S.A., da Folha de S.Paulo, nos primeiros nove dias de abril, a companhia recebeu 55% das reclamações feitas em todo o mês de março no site Reclame Aqui. Foram 309 registros sobre cancelamento de voos no mês passado contra 186 só no início deste mês.
A companhia também não tem pago salários e benefícios dos funcionários, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A empresa iniciou no dia 13 de maio um processo de demissões em massa, mas não tem pago as rescisões dos cerca de mil funcionários dispensados até o momento, segundo a entidade.
Os pilotos e comissários da aérea iniciaram uma greve nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont na última sexta-feira (17), mas suspenderam no domingo (19), afirmando que a empresa se beneficiava da greve para cancelar voos deficitários
Por determinação da Justiça, os empregados tinham que manter 60% das operações durante a paralisação. A categoria havia programado a retomada da greve dos tripulantes da empresa para esta sexta (24).
Em recuperação judicial, a companhia tem aeronaves apenas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.