Uma festa que vai unir tradições e celebrar a colonização italiana, alemã e portuguesa. Assim a 29ª Festa da Colônia de Gramado, na serra gaúcha, apresenta-se a visitantes de todo o Brasil a partir desta quarta-feira (1º). Durante 19 dias, a promessa é de farta gastronomia e uma feira produtos coloniais, tudo embalado por bandinhas e grupos folclóricos que irão se apresentar no palco principal.
— Teremos mais grupos folclóricos representando as três etnias: italiana, alemã e portuguesa. Serão todas bem presentes. E, no primeiro dia, teremos muitos shows para marcar o início, que será no feriado do Dia do Trabalho — conta uma das princesas da festa, Mariana Marcon.
O evento será no Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111) e terá entrada e estacionamento gratuitos. Mas quem estiver passeando no centro da cidade terá um incentivo e tanto para a visita: de hora em hora, haverá transporte gratuito da Rua Coberta até os pavilhões do Expogramado.
Entre os destaques da programação, estão os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas e pães para deixar qualquer turista com água na boca, reunindo oito grupos de moradores do interior do município. Outra parada obrigatória é o Caffè Della Nonna, que apresenta uma casa típica da zona rural servindo o autêntico café da colônia, devidamente atendida pela Família Fos da Linha Bonita.
Para os fãs da culinária alemã e italiana, haverá as Cozinhas da Oma e da Nonna, que estão sob a responsabilidade, nesta edição da festa, de famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila — almoço ou janta custará R$ 35 por pessoa. Já a Feira de Produtos Coloniais é outro dos trunfos da Festa, com a produção de diversas agroindústrias e famílias produtoras.
Desfile de carretas
Quem deseja uma experiência que garanta muitas selfies e vídeos precisa marcar na agenda dois sábados, dias 11 e 18 de maio. São as datas do Desfile Cultural de Carretas entre o Expogramado e o centro da cidade. A organização espera a participação de 30 carretas puxadas por bois conduzidas, orgulhosamente, por colonos.
— É uma imagem que impressiona turistas de todo o Brasil, reviver uma época em que não havia tratores para o trabalho no campo. É um momento que todos fazem questão de registrar e levar como recordação — conta Celso Fioreze, integrante da comissão de divulgação da festa.
O ápice da 29ª Festa da Colônia está marcado para o dia 18: a escolha das soberanas do evento para o período 2020/2021 no Espaço Pró-Cultura LIC-RS, também no Expogramado. Será o momento da atual corte, que conta também com a princesa Giovana Marcon e com a rainha, Aline Wiltgen.
— O grande atrativo é que a Festa da Colônia é um evento para toda a família, com atrações para públicos de todas as idades — destaca Aline.
Giovana completa valorizando a produção da região:
— São oferecidos na festa o melhor do interior do município. Temos mais de 65 agroindústrias com produtos de muita qualidade.
Simultaneamente à festa, ocorre, no mesmo complexo, a Feira Feito em Gramado. Nesse espaço, os visitantes encontrarão artesanato, confecções, artes plásticas e, claro, muito chocolate, tudo feito por micro e pequenos empresários. A organização promete 140 expositores em mais de 90 estandes.