A ExpoVinis Brasil, principal evento do mercado de vinhos, destilados e acessórios do Brasil, teve a edição, inicialmente prevista para junho desde ano, cancelada após 22 anos de tradição na Expo Center Norte, em São Paulo. O comunicado oficial foi enviado ao mercado na terça-feira (27). Com isso, ganha destaque um evento que vai ocorrer em setembro na Serra gaúcha.
A feira, que inicialmente era promovida por uma empresa de Portugal, teve a realização vendida e nos últimos anos foi ficando cada vez menor até a decisão de não mais ser promovida.
A ExpoVinis costumava ser vitrine de muitos lançamentos de vinícolas da Serra e do mundo e agora virou um lounge do vinho dentro de uma outra feira voltada ao mercado de restaurantes, a Fispal Food Service, que será realizada de 12 a 15 de junho.
Nos últimos anos, percebendo a decadência da Expovinis, muitas marcas levavam os lançamentos para outras feiras, como a APAS, maior feira supermercadista do Brasil, ou faziam eventos próprios.
O fim do ExpoVinis volta as atenções para a Wine South America - Feira Internacional do Vinho - que será realizada pela primeira vez em Bento Gonçalves, de 26 a 29 de setembro deste ano. A Milanez & Milaneze, em parecia com o grupo Veronafiere, que promove uma das maiores feiras de vinho do mundo, a Vinitaly em Verona, no norte da Itália, são as promotoras do evento na Serra. O lançamento oficial do evento internacional será nesta sexta-feira (2), no Centro Empresarial de Bento Gonçalves.
A expectativa da Wine South America 2018 é reunir 10 mil visitantes, entre importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes. São esperados 250 expositores, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento. A feira abre espaço, também, para os produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores.