Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Em ritmo latino", por Mara Lucia De Souza Peters
Cidade cheia de ritmo, onde a história e a modernidade vivem lado a lado, Cartagena é rodeada de verdes palmeiras tropicais, refletidas na imensidão cristalina do mar caribenho. A cultura de influência espanhola é ricamente preservada no histórico bairro Getsêmani. e sua muralha abriga ruelas e casario exibindo grandes portais e balcões em madeira originários do século 16.
Na Plaza de los Coches, embarcarás no inesquecível passeio de charretes, conduzidas por simpáticos cocheiros. Entre uma história e outra, escuta-se o som dos cascos dos cavalos em marcha pelas ruelas — assim vamos descobrindo o segredo de cada morada. Um colorido colonial por onde desfilam turistas curiosos em busca da história.
Pelo caminho, vamos encontrando de tendas com artesanato à preciosa esmeralda a preços tentadores. Ao mesmo tempo, tem-se oportunidade de degustar doces e frutas frescas oferecidas em bacias pelas sorridentes mulheres palenqueras — basta acenar para saborear. De tão típicas, elas são mais uma atração turística de Cartagena.
À noite, uma surpresa ainda maior: por toda a cidade, ecoa o som latino das Chivas Rumberas, que faíscam pelas ruas no colorido de suas luzes. Mais tarde, reúnem-se no alto da muralha para confraternizar com os turistas.
Um paraíso único cheio de sabores exóticos, onde vive um povo amável e sempre sorridente, cheio de ritmo em vestes brancas, oferecendo chapéus em palha nativa, para nos protegermos do forte sol tropical colombiano. Descubra Cartagena aos poucos. Acomode-se em um banco de praça para tomar um suco e comer uma arepa ou degustar o famoso pretinho colombiano no café Juan Valdez, e viverás dias incríveis.
Perfil
Mara Lucia De Souza Peters é professora em Camaquã. Viajou à Colômbia em maio de 2017
Lugares que conhece: Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru e Colômbia
Ainda quer conhecer: sul da Europa
Outros relatos de leitores
"Cartagena é a joia do período colonial da Colômbia. Suas muralhas inexpugnáveis protegeram durante séculos o precioso ouro que vinha do Peru e a prata, de Potosí. Sonho de consumo dos piratas do Caribe, seus tesouros permaneceram intocados, resguardados por uma impressionante fortificação que circunda todo o Centro Histórico, o Castelo de San Felipe de Barajas. As muralhas e os canhões garantiram a proteção de Cartagena, e a cidade jamais foi invadida ou tomada, exceto pelas hordas de turistas que, hoje, procuram a visão mais privilegiada para assistir ao seu famoso pôr do sol."
Rafaela Basso Fauth
De Santa Cruz do Sul, em maio de 2016
"A brisa marinha e os entardeceres que transformam as cores das fachadas das casas com mais de 400 anos encantam os visitantes de Cartagena das Índias. A cidade, fundada em 1533 e reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade, conversa a arquitetura colonial de suas construções com um dos conjuntos de fortificações mais completos da América do Sul. O colorido das casas, as roupas típicas, as flores e as frutas são elementos naturais da paisagem."
Jonas Carlos Rudnitski
De Áurea, em maio de 2015
"A cidade murada é o Centro Histórico e o coração de Cartagena. É composta por casarões coloniais, ruelas coloridas e sacadas cobertas por flores. Vale a pena descobrir as belezas e os encantos dessa região antiga e mais apaixonante da cidade."
Norma e Lilia Conci
De Porto Alegre, em janeiro de 2016
"O monumento Los Zapatos Viejos, do artista Héctor Lombana, é uma estátua de bronze fundido em homenagem ao poeta Don Luis Carlos Lopes. Ele ficou famoso pelo soneto A mi ciudad nativa, no qual compara sua cidade natal, Cartagena, com o carinho que alguém tem com seus sapatos velhos. Ao fundo, o Castelo San Felipe de Barajas."
Lucia e Aires Pasqualini
De Garibaldi, em abril de 2017
"Resolvemos passar nossa lua de mel em Cartagena, lugar que até então mal tínhamos ouvido falar. Só sabíamos que era uma cidade muito bonita e romântica. Passear pelas ruas a noite é muito agradável e seguro. Foi muito especial jantarmos em um restaurante em frente à belíssima Igreja San Pedro Claverum."
Pierre B. Maestri e Gabrielle de P.S. Gonzalez Maestri
Em dezembro de 2017
"Vale a pena visitar o Castelo San Felipe de Barajas, construído em 1647. Além de conhecer um pouco da história, temos uma bela vista de Cartagena, lá do alto. Fica a dica de levar água: é uma boa caminhada, e o calor é intenso."
Keila Scorsatto Boeira
De Porto Alegre, em setembro de 2017
"O Castelo San Felipe de Barajas é um dos pontos turísticos mais importantes de Cartagena. É um forte construído para defesa contra os inimigos, todo feito de pedras. Você precisa de três horas para conhecer todo o forte, onde se tem uma vista deslumbrante da cidade."
Claudia Krimberg
De Porto Alegre, em agosto de 2017
"Conhecer Cartagena foi um presente divino. Ela nos encantou, principalmente a cidade murada. Para qualquer lado que você olhe, tem um detalhe que encanta: as pequenas ruelas e as casas antigas, que escondem ainda mais beleza em seu interior, sem contar a gastronomia ímpar, maravilhosa e saborosa. Nos desperta a vontade de nunca mais sairmos de lá e de parar o tempo nesta cidade tão rica em sua essência. Sem sombra de dúvidas, uma experiência única!"
Débora Scarsi
"Nesta praça de importância histórica, era feita a venda de centenas de escravos diariamente. O casario antigo é fantástico. Fomos embora com a sensação de que precisamos voltar para caminhar mais um pouco por Cartagena."
Jacson Gross e Juliano Arpini
Em maio de 2017
"O Forte de San Felipe de Barajas foi a melhor e mais sólida fortificação construída pelos espanhóis na América. Nunca foi conquistado. Cobre toda uma colina de 40 metros de altura."
Fernando Motta dos Santos e Maria do Socorro dos Santos
De Porto Alegre, em fevereiro de 2014
"A foto foi tirada na cidade murada de Cartagena. Lá, é possível contemplar belas construções, casario colonial e suas sacadas repletas de flores, lojas, alguns hotéis e restaurantes. Vale a caminhada pelas suas ruazinhas, você vai se encantar com tanta beleza e história que se respira por lá!"
Maria Carolina Conci
De Porto Alegre, em janeiro de 2016
"Andar pelas estreitas ruas de Cartagena, no centro velho, conhecido como centro de Gabo, homenagem ao grande escritor Gabriel García Marquez, é uma volta ao passado."
José Khattab Hassan e Soraia Samhan Hassan
De Rio Grande, em setembro de 2015