Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Um passeio medieval", por Alexandra V. Marquardt e André Gregianin
Quando desembarcamos na Holanda, a primeira coisa que tínhamos certeza era que visitaríamos o Castelo de Muilderslot. Localizado na pequena e charmosa cidade de Muiden, a 15 quilômetros de Amsterdã, o castelo foi construído por volta de 1280 pelo conde Floris V, na foz do Rio Vecht, como forma de controlar e cobrar pedágio na rota comercial para Utrecht.
Após a sua morte, vingada pelo abuso contra a esposa de um grande nobre, o castelo foi conquistado por um arcebispo e totalmente demolido. Foi reconstruído quase cem anos depois com o mesmo objetivo.
De moradia de nobres e intelectuais até tornar-se uma prisão, o castelo foi abandonado às ruínas. Séculos depois, foi restaurado e fielmente redecorado à época dos nobres e reaberto como museu nacional e atração turística. As visitas são acompanhadas por um guia, que explica entusiasmadamente as histórias, as lendas, como as pessoas viviam e seus hábitos naquele tempo.
O castelo também reserva outras atividades interativas, como vídeos, jogos, roupas da época, além de exposição de armaduras, objetos e armas da era medieval. Além disso, os visitantes também contam com uma pequena cafeteria e lojinha, onde compramos lindas lembranças desse lugar tão especial.
Na parte externa, seu charmoso jardim é palco de apresentação de falcões e corujas. Simplesmente apaixonante, é um ótimo passeio para todas as idades, com fácil acesso por meio do transporte público, inclusive de bicicleta, o meio de locomoção mais tradicional da Holanda.
Perfil
Alexandra V. Marquardt e André Gregianin são de Porto Alegre e viajaram à Holanda em junho de 2017
Confira outros relatos de leitores
"O passeio ao complexo de moinhos Zaanse Schans Windmills, bem próximo a Amsterdã, proporciona, além de belas paisagens para fotos, o contato com a história e o conhecimento sobre a interessante relação dos holandeses com essas estruturas. É surpreendente a engenhosidade e a perseverança desse povo para tornar e manter terras abaixo do nível do mar (cerca de 26% do seu território) habitáveis e produtivas."
Simone e Roberto Masiero
De Canoas, em março de 2017
"Roterdã é um destino imperdível para quem aprecia arquitetura moderna. A cidade, que foi destruída durante a II Guerra Mundial, apresenta hoje uma das arquiteturas mais arrojadas e surpreendentes da Europa. A foto registra a região do Porto Velho entre o Markthall (à esquerda) as Casas Cúbicas (à direita), onde é possível encontrar o que há de mais tradicional na gastronomia holandesa."
Janaína da Silva e Tiago Jost
De Porto Alegre, em dezembro de 2015
"A capital holandesa é um lugar ímpar. Impossível não se surpreender com as milhares de bicicletas estacionadas em uma das saídas do aeroporto e, depois, deparar com elas espalhadas por todos os cantos. Dizem que há mais bikes do que pessoas circulando – pelo que pude observar, a informação procede. Inclusive, é importante ficar bem atento, para não ser atropelado por uma delas. As bicicletas foram apenas a cereja do bolo recheado de arquitetura, diversidade, cor, cheiro e vida que é Amsterdã."
Priscila Schmitt Salles
De Porto Alegre, em abril de 2017
"A praça dos museus, em Amsterdã, é um lugar imperdível. Nos dias de sol, uma multidão aproveita os grandes jardins que cercam os museus, como Van Gogh, Nacional, Stedelijk e outros. Para os apreciadores das artes, o Rijksmuseum é um deleite, sendo um dos principais da Europa. Ha um milhão de peças de arte, e podemos apreciar a maior coleção de pinturas dos mestres holandeses do planeta, entre eles Rembrandt."
João Carlos e Ana Helena Heberle
De Cruz Alta, em abril 2015
"Percorrendo o centro da encantadora e bucólica Amsterdã, conhecemos a medieval Nieuwe Kerk (igreja nova), de arquitetura gótica, situada na Praça Dam, junto ao Palácio Real, no coração da cidade. Esta igreja foi cenário do casamento de Willem Alexander e Máxima Zorreguieta (argentina de nascimento), que ocorreu em 2 de fevereiro de 2002. Ela estampa, em sua lateral, as fotos do casal real no dia da coroação, 30 de abril de 2013. Aos 46 anos, Willem Alexander se tornou o primeiro monarca holandês do sexo masculino nos últimos 123 anos e, junto com Máxima, forma o casal real mais jovem das monarquias ocidentais."
Maria do Carmo Rosa Duarte
De Canguçu, em junho de 2013
"Situada a 22 quilômetros de Amsterdã, na cidade de Zaandam, fica Zaanse Schans, a famosa vila dos moinhos, com construções originais das vilas holandesas dos séculos 18 e 19, formando uma espécie de museu a céu aberto. Vale a pena conhecer."
Ana Mariza de Mattos Barbosa
De Porto Alegre, em setembro de 2017
"Amsterdã é incrível! Fomos em maio para podermos aproveitar o parque das tulipas Keukenhof, mas as caminhadas pelos canais da cidade são imperdíveis. Uma dica é fazer um passeio de bicicleta."
Leticia Ribas Camargo e Diana dos Santos Benites
Em maio de 2014
"Amsterdã, a capital holandesa, é deslumbrante, com seus canais, bicicletas, parques e tulipas. A atmosfera da cidade é incrível, e minha dica é ir na primavera, quando as tulipas estão floridas e pode-se passear pelos parques, como o Vondelpark, pelas praças, como a Ledseplein, a Dam e a Rembrandtplein, e por suas feiras maravilhosas."
Lenora Schmitt
De Porto Alegre, em abril de 2017
"Amsterdã é chamada de Veneza do Norte por seus mais de cem quilômetros de canais."
Jane e Gilberto Fighera
Em setembro de 2016
"Keukenhof é o Jardim Botânico da Holanda. Também conhecido como o Jardim da Europa, está situado perto de Lisse, a poucos quilômetros de Amsterdã. É considerado o maior jardim de flores do mundo. Foi inaugurado em 1950. Está aberto ao público, de maio a setembro."
Rudolfo Goldmann
De Farroupilha, em 2011
"Delft é uma das cidades mais antigas da Holanda. Cidade histórica, terra do pintor Johannes Vermeer, um dos mais famosos do país, e onde há muita porcelana. Uma boa pedida é fazer passeio de barco pelo canal e desvendar a cidade a pé, sem o perigo de cansar."
Elisabete Maria Zaballa
De Nova Roma do Sul, em agosto de 2017
"É muito lindo conhecer a Holanda entre abril e maio, pois seus jardins de tulipas encantam. A beleza dessas flores enfeitiçam, com a variedade das cores."
Eneiva Giacomelli Sinigaglia
Em abril de 2017
"Amsterdã é sensacional. Umas das opções para conhecer essa cidade histórica e cosmopolita, recortada por canais, é um passeio de barco, quando pode-se ver as casas-barco atracadas nas margens dos canais. Na primavera, as tulipas multicoloridas são um espetáculo à parte."
Ivan e Isolde Kühne
De Ijuí, em maior de 2016
"Amsterdã é uma cidade incomum e cosmopolita, onde o encanto de suas tulipas coloridas mistura-se com o charme de mais de cem quilômetros de canais – eles são o símbolo da cidade. Quase tudo é perto e plano, sendo possível fazer grande parte dos passeios caminhando e apreciando as belas paisagens, o que torna a caminhada ainda mais agradável."
Angelo Kvitko e Fernanda Ziegler
Em maio de 2017
"Os canais de Amsterdã são muito parecidos uns com os outros e chegam a confundir quem não conhece muito bem o local. São próximos, quase um ao lado do outro, em ruas paralelas. Existem mais de cem quilômetros de canais e 1,54 mil pontes. Quem anda em Amsterdã em algum momento passa por eles. Se possível, procure fazer a navegação em um dos barcos menores, que oferecem mais comodidade para apreciar a paisagem. Mas, a pé, de bike, de Open Bus ou de barco, o centro histórico é simplesmente encantador. Nenhuma outra capital europeia tem tantos marcos históricos e museus por quilômetro quadrado. Mas a Holanda não se define somente em Amsterdã. Tem muitas outras cidades, lugares, que são igualmente encantadores. Quero voltar lá!"
Leticia Schüler de Paula e Ieda Comaretto
De Santo Ângelo e de Porto Alegre, em 2015