Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Do Vietnã à Tailândia, por Valderez Anzanello
Nossa viagem contemplou Vietnã, Laos, Camboja e Tailândia. Começamos pela movimentada Ho Chi Minh, antiga Saigon, paraíso de bicis e motos e onde as marcas da guerra ainda estão muito presentes. Seguimos para a fotogênica Hoi An, a cidade das lanternas coloridas que, à noite, se iluminam. Na capital Hanoi, além da parte histórica e de templos e teatros, o bom mesmo foi andar pelo centro histórico de
bici-táxi e se perder na multidão. Continuando, o impressionante foi passar por imensas plantações de arroz e ver as pessoas usando o tradicional chapéu vietnamita, trabalhando manualmente, no meio da água e curvadas o dia todo. Mas logo adiante estava Ha Long Bay, cenário de filme. Um cruzeiro de um dia pelas águas verde-esmeralda foi o ponto alto da viagem.
Leia também
Myanmar: Templos e tradições budistas encantam visitantes
Chá e budismo entre as belezas e mistérios do Sri Lanka
Tailândia, fascinante país de praias e muita cultura
O Laos, com sua herança comunista mesclada ao forte sentimento budista, abre suas portas ao turismo. Em Luang Prabang, além de conhecer famosos templos e mercados, o imperdível é participar do Tak Bat, tradicional cerimônia de oferenda aos monges.
No Camboja, parada obrigatória em Siem Reap. O templo Angkor Wat é muito mais do que uma obra arquitetônica: é o orgulho do povo cambojano. O complexo conta com quase mil ruínas em diferentes estados de conservação. Reserve pelo menos dois dias e muita energia para conhecer esse lugar, considerado por muitos como a oitava maravilha do mundo.
Nossa última parada foi Bangcoc, a fervilhante capital da Tailândia. A riqueza e os detalhes dos templos e os Budas de todos os tamanhos impressionam, assim como os imensos mercados.
Perfil
Valderez Anzanello é economiária aposentada e mora em Veranópolis
Lugares que conhece: a maioria dos Estados brasileiros, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Cuba, EUA, Canadá, Ilha de Páscoa, Egito, Equador, Galápagos, Rússia, Colômbia, México, Marrocos, Alasca, Costa Rica, Panamá, Uzbequistão, Cazaquistão, Turcomenistão , Quirguistão, Sri Lanka, Índia, Butão, Nepal, Catar, Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Macedônia e cerca de 30 países europeus
Ainda pretende visitar: China, Antártida, Venezuela, África do Sul, Transiberiana, entre outros
Leia mais relatos de leitores
"Uma das cidades mais emblemáticas de Myanmar (a antiga Birmânia) é Bagan, pelo seu belíssimo conjunto de antigos pagodes, os quais cobrem uma área de aproximadamente 41 quilômetros quadrados. A maioria de suas construções foi erguida entre os séculos 11 e 13, na época em que Bagan era a capital do primeiro império birmanês. Os pagodes são templos ou torres, comuns nas regiões do sudeste asiático. Muitos deles foram construídos para fins religiosos, geralmente budistas."
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em novembro de 2012
"Batu caves é uma das maiores atrações turísticas de Kuala Lumpur, na Malásia. Na foto, aparece uma estátua de 43 metros de altura de um dos maiores deuses hindus, o gigantesco Deus Murugan, localizada na entrada no templo. É preciso encarar os 272 degraus da escadaria para chegar definitivamente às cavernas. A subida é difícil e íngreme, agravada pelo calor e a umidade, mas compensa."
Manuela Piegas
De São Borja, em janeiro de 2016
"Angkor Wat foi a capital do império Khmer por volta de 1200 e ocupa uma grande área próxima à cidade de Angkor Thom. Fica a cerca de seis quilômetros de Siem Reap, a segunda cidade mais importante do Camboja, onde há importante estrutura hoteleira e turística. A visita vale muito a pena, e os preços são muito baixos."
Diego Bromfman Pianta
De Porto Alegre, em setembro de 2016