O Airbnb deu um grande passo, na semana passada, ao anunciar que oferecerá mais do que acomodação. Lançou a plataforma Trips, que juntará o local em que o usuário vai ficar, o que ele fará e as pessoas que irá conhecer. Por enquanto, há três áreas-chave: Experiences (Experiências), Places (Lugares) e Homes (Acomodações) – futuramente, serão acrescentados Voos e Serviços.
A empresa está adotando a mesma abordagem de seu modelo de hospedagem. Com isso, permitirá que as pessoas ganhem dinheiro a partir de suas preferências e interesses.
Leia também
Conheça 50 aplicativos e sites para ajudar na sua próxima viagem
Estudo aponta como será a experiência de viajar daqui a 10 anos
Saiba qual é o tipo de hospedagem ideal para você
Experiências
Experiences são atividades de caráter artesanal elaboradas e lideradas por especialistas locais – isso inclui desde um workshop sobre esgrima de samurais até uma experiência de aprendizado sobre carros clássicos e como guiá-los em Malibu. Em seu lançamento, o Trips conta com cerca de 500 Experiences em 12 cidades: Los Angeles, São Francisco, Miami, Detroit, Havana, Londres, Paris, Florença, Nairóbi, Cidade do Cabo, Tóquio e Seul. Anfitriões potenciais nessas e em outras 39 cidades em todo o mundo podem solicitar a inclusão de sua experiência.
Lugares, guias, encontros e caminhadas com áudio
Nos Guias dos Conhecedores (Insider Guidebooks), o Airbnb identifica peritos culturais e conhecedores da vizinhança para recomendarem as maravilhas secretas da cidade. Há cem guias em seis cidades: Los Angeles, São Francisco, Havana, Nairóbi, Detroit e Seul. Outros serão publicados em breve.
Já o Places inclui mais de um milhão de recomendações individuais de anfitriões de casas em todo o mundo. Uma parceria com a plataforma Resy permitirá que futuramente as pessoas possam reservar mesas em grandes restaurantes locais diretamente por um aplicativo do Airbnb.
A empresa também estabeleceu uma parceria com a Detour para oferecer caminhadas com áudio. Na fase de lançamento, há passeios disponíveis para Los Angeles, São Francisco, Paris, Londres, Tóquio e Seul.
Autenticação de identidade
O lançamento também acompanha a introdução de um novo processo de autenticação de identidade. Anfitriões e hóspedes serão solicitados a escanear uma identidade oficial de governo (por exemplo, passaporte ou carteira de motorista) e então tirar uma selfie simples. Depois de autenticados, a identidade e a selfie serão comparados para ver se ambas as fotos coincidem.