O Pelourinho, centro histórico de Salvador e Patrimônio Histórico da Humanidade, deslumbra os visitantes. A arquitetura, os casarões e as cores servem de atrativo à visitação também pelos moradores da cidade. Muitos desconhecem, entretanto, o real significado e a história do lugar, que nasceu como espaço de castigo dos escravos.
Vale a pena visitar também o Forte de São Marcelo, na Baía de Todos os Santos. A edificação, toda em madeira sobre um banco de areia, é datada de 1623 e retrata boa parte da história do Brasil. Devido à sua localização, no meio do mar, à beleza e à originalidade do formato, o escritor Jorge Amado o chamava de "O umbigo da Bahia".
Do Forte de São Marcelo, que está localizado na Cidade Baixa de Salvador, podemos ter uma linda vista da cidade alta, com destaque para o Elevador Lacerda e o imponente Palácio Rio Branco, um dos mais antigos do país (exatamente ao lado do Elevador), assim como a zona portuária da capital baiana (foto).
Perfil: Giscard Stephanou (na foto, com Michelle Stephanou) é de Porto Alegre e viajou a Salvador em fevereiro de 2011
Lugares que conhece: Brasil (todos os Estados e o Distrito Federal) e 63 países ou territórios
Ainda quer conhecer: países de Península Balcânica, Malta, Sudeste Asiático, África do Sul, Austrália e Fernando de Noronha
Veja mais relatos:
De dia, o azul do mar da praia da Barra deixa o turista maravilhado. À noite, pode-se jantar em um dos pequenos restaurantes à beira-mar ou caminhar até o fervo do Farol da Barra, onde a música, a arte e a diversão toma conta de todos.
Marcelo Noll Prudente, de Porto Alegre, em março de 2016
Além de ser um importante monumento histórico, o Farol da Barra conta com uma deslumbrante vista para a Baía de Todos os Santos. Já na chegada, deparamos com a imensidão azulada das estonteantes praias que o cercam.
Gabriela Bretanha e Selda Silveira, de Porto Alegre, em maio de 2013
Casa do Rio Vermelho ou Casa de Jorge Amado é como ficou conhecida a residência onde viveu o casal de escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai. O lugar mostra um pouco da vida dos dois de forma interativa e divertida. Foi uma linda experiência passear no jardim, perto de seus pertences pessoais e descobrindo feitos e características deles. Além disso, a visita conta uma linda história de amor. Vale a pena conhecer.
Clóvis Mantovani e Antonieta Justina Chies Mantovani, de Carlos Barbosa, em fevereiro de 2016