Malta é um arquipélago no Mar Mediterrâneo formado por três ilhas habitadas: Malta, Gozo e Comino. A pequena Valeta é a capital – murada e portuária, mais parece uma vila, mas esbanja história, praias, belas paisagens, sol e diversão.
A cidade tem muitas igrejas, castelos, fortalezas, além de bons restaurantes, bares, lojas, museus e hotéis. Um recanto de tranquilidade para quem aprecia natureza e, ao mesmo tempo, curte o agito turístico.
A partir dela, é possível explorar todos os outros encantos do arquipélago maltês, com muralhas e casas da mesma cor. Além do trânsito com buzinas por todos os lados e uma língua difícil de falar.
A capital maltesa é um retrato da cultura antiga e medieval. Não à toa ganhou status de patrimônio da humanidade pela Unesco. Tem muita influência árabe, italiana e britânica. Sua arquitetura, em estilo barroco e cheia de fortificações, impressiona. Palácios, monumentos do século 16, catedrais, torres e muralhas também fazem parte das construções históricas.
Perfil: Ednei Torresini, 37 anos, é educador físico, e Mirian das Chagas Paula, 31 anos, é enfermeira. São de Caxias do Sul.
Lugares que conheem: Vaticano, Itália, Espanha, França, Malta, Croácia, Alemanha, Grécia, Turquia, Portugal, Egito, Marrocos, Cabo Verde, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Japão, Israel, Malásia, Omã, Cingapura, Tailândia, Vietnã, Argentina, Uruguai e Paraguai
Lugares que pretendem conhecer: Nova Zelândia, Austrália, México, Peru, Colômbia, Chile, Noruega, Islândia, Canadá e Estados Unidos
Veja mais relatos:
"Se você for à Europa, não deixe de conhecer este pedacinho de terra no meio do Mediterrâneo. Na foto, estamos na praia de Blue Lagoon."
Vera e Nelson Junqueira, de Porto Alegre, em setembro de 2014
"É difícil descrever em palavras a beleza de Malta. Estou aqui há duas semanas, e a vontade de ficar é cada dia maior. Não só pelas belezas dos pontos turísticos e das praias, como em Comino Island, mas também pela diversidade cultural."
Nathalia Henz Blanco, de Porto Alegre, em março de 2016
"É imperdível visitar Gozo, uma das ilhas de Malta. Para ir a Blue Window (foto), deve-se pegar um barquinho que fará um passeio por cavernas em águas cristalinas, de um azul inexplicável. Por lá, há muitos mergulhadores, já que é um dos melhores lugares do Mediterrâneo para mergulho."
Isete Mollinetti Copat, de Bento Gonçalves, em novembro de 2014
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.