Na crença andina, foi no Titicaca que nasceu a civilização inca. Por ordem do "deus Sol", seus filhos Manco Capac e Mama Ocllo emergiram das águas do lago para fundar o império inca.
Esse é o lago navegável mais alto do mundo, encravado em uma região desértica e árida no topo da Cordilheira dos Andes, de grande importância mitológica e comercial para o Peru, às margens da cidade de Puno. Habitantes locais, o povo uro é totalmente original e exótico, que vive sobre as águas construindo ilhas, casas e embarcações de totora, uma planta natural do Titicaca. Encontrei pequenas comunidades flutuantes onde se vive a vida como os nativos por algumas horas.
A melhor maneira de conhecer o lago é passar a noite em pousadas rurais na Ilha Amantaní, onde a vida é vivida de acordo com o ritmo das estações, com muita simplicidade e segurança. As casas sempre abertas são iluminadas por velas, e os passeios à noite, pelo mágico luar andino refletido em suas profundas águas.
A Ilha Tequile, muito popular por seus belos tecidos coloridos feitos à mão, tem a melhor tecelagem peruana. Uma ilha quase deserta, onde não se encontra mulheres nas ruelas. Acolhidas em suas casas, preferem os teares para produção de vestes para a família, enquanto os homens são os responsáveis pela confecção e pela venda.
Na busca de conhecimento sobre a civilização inca, desfrutei de um passeio incrível em águas azuis e silenciosas. Uma viagem de contemplação, onde encontrei um povo colorido, humilde, atencioso e discreto oferecendo um turismo rural intenso. Um momento único - navegar por suas águas azuis é envolver-se de certa magia.
Perfil
Mara Lucia Souza Peters é professora em Camaquã
Lugares que conhece: Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru
Ainda quer conhecer: Colômbia, Equador, México, América Central
A Represa de Potrerillos, em Mendoza (Argentina), é um grande lago artificial formado pelas águas do Rio Mendoza, nas montanhas da pré-cordilheira. A água é utilizada para abastecer a região, inclusive para a irrigação dos vinhedos. Passeio belíssimo!
Mariana Helena Cassol
De Dona Francisca, em outubro de 2015
O Canadá é um país abençoado por ter em seu território a belíssima e deslumbrante cadeia das Montanhas Rochosas. Em seus parques nacionais, é possível percorrer variadas trilhas, apreciando cenários com muitas montanhas, lagos, cascatas, cânions, pinheiros e os fofos esquilos. O outono traz uma beleza especial, com suas encantadoras cores. No Jasper National Park, província de Alberta, está o Patricia Lake, emoldurado pela Pyramid Mountain. Sensacional!
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em setembro de 2012
Aos pés dos imponentes Eiger e Schreckhorn, fica a adorável cidadezinha de Grindelwald, um dos principais resorts de montanha da Suíça. Há três teleféricos para diferentes topos de montanhas, e um deles leva à First, a 2.168 metros de altitude. Do restaurante panorâmico, partem diversas trilhas, uma delas levando ao lindo Lago Bachalpsee, 2.265 metros acima do nível do mar. É uma caminhada maravilhosa, com 360º de vistas para as montanhas!
Helga Pichler
De Porto Alegre, em junho de 2015
Esta maravilha é o Lago Bled, localizado na Eslovênia. Mais parece um cenário de contos de fadas, com suas águas verde-esmeralda e cercado por uma floresta verdejante. No centro, há uma ilha natural e, lá no alto, um dos castelos mais antigos do país, de onde a vista é espetacular. Um passeio pelo lago em um barco de madeira típico da região, chamado pletna, é imperdível.
Valderez Anzanello
De Veranópolis, em maio de 2014
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Leia mais sobre viagem e turismo