Na edição em que completa três décadas, o Natal Luz decidiu se reinventar, no que está sendo considerada "uma nova era" do evento. A partir desta sexta-feira, turistas de todo o Brasil que forem a Gramado encontrarão uma programação bem diferente dos anos anteriores, com a substituição dos principais espetáculos por outros totalmente novos.
- Nos propusemos o desafio de dar uma virada no Natal Luz. Assim como, muitos anos atrás, foi trazido o Joãozinho 30, que deixou um legado muito importante, estamos agora com uma aposta no novo diretor artístico, Edson Erdmann, para fazer uma reformulação de todo o evento - explica o presidente da Gramadotur, João Pedro Till.
Foto histórica: Natal Luz em 1999. Foto: Edison Vara, Pressphoto, DVG, BD, 13/11/1999
Erdmann conta que teve seis meses para desenvolver e implementar toda a mudança no Natal Luz, que se tornou um dos principais do calendário turístico brasileiro nesses 30 anos, com grandes shows, desfiles, paradas, concertos e teatro. Meio ano para, entre outras tarefas, elaborar narrativas, refazer decoração e figurinos e compor novas músicas. Sobre os conceitos por trás de suas criações, o diretor artístico relata:
Natal Luz em 2006. Foto: Edison Vara, Pressphoto, DVG, BD
- Temos cinco sensações diferentes, em vários gêneros. O épico (em Eu Sou Maria, que substitui o Nativitaten), a aventura (no Natal pelo Mundo, que entra no lugar da Fantástica Fábrica de Natal), o mistério (em Natal Mágico com Kronnus), a fábula (no renovado Show de Acendimento) e uma festa (o tradicional Grande Desfile de Natal).
Outra ideia da organização foi incrementar os números do Natal Luz. Para começar, serão seis dias a mais de evento - sua maior duração até hoje. A frequência dos grandes espetáculos também foi ampliada: agora serão realizados entre três e quatro vezes por semana, e não duas vezes como anteriormente. Com isso, até 17 de janeiro, serão mais de 500 apresentações.
Natal Luz em 2014. Foto: Cleiton Thiele, SerraPress, Divulgação, BD, 04/11/2014
Esses incrementos e a desvalorização do real, que tem feito os brasileiros viajarem mais pelo país, eleva a expectativa para esta 30ª edição: são esperados mais de 2 milhões de visitantes. Till conta que o desfile de domingo, por exemplo, está com ingressos esgotados na internet, restando apenas os 10% disponíveis na bilheteria.
A intenção, segundo Erdmann, é fazer com que o visitante siga o mote criado para esta edição, que é "Aqui eu volto a acreditar na magia do Natal":
- Quando pisa em Gramado, você se permite tudo. Sonhar, curtir, dançar, ser alegre, chorar, se emocionar.
Leia mais sobre viagem e turismo