Aqui em casa todo mundo pergunta: vai para o Peru de novo? Amo aquele povo e aquelas paragens! A primeira vez foi em 2005, na companhia de um amigo querido que despertou em muitos de nós esta atração quase mágica pelas montanhas, pelos vales e pelas deslumbrantes construções andinas.
Desde a fantástica cidadela de Machu Picchu, as belezas do Vale Sagrado, a capital dos incas, Cusco, e suas ruas e construções que tão majestosamente misturam as culturas inca, pré-inca e a espanhola e as enigmáticas e inexplicáveis linhas de Nazca, até o surpreendente Oásis de Huacachina, no deserto de Ica e Paracas, as Ilhas Ballestas, no Pacífico, o exuberante Lago Titicaca e a capital Lima, com seu charme e sua história.
Conheça o Peru em duas versões: a ancestral e a natural
Confira dicas para curtir o Peru
Um giro pela cidade de Lima, no Peru
Um país rico em cultura, religiosidade e alimentos que hoje o mundo todo consome, como a quinoa, o amaranto, a maca, as variedades de milho e batata e muitos outros. Aprendemos com aquele povo a observar a natureza e a ser gratos à Pachamama, a Mãe Terra, e a despertar "en nosotros" o ser espiritual que buscamos em todo lugar.
Toda viagem nos traz um movimento interno, mas ir ao Peru e deixar se envolver por sua mística, sua história e sua cultura, perder-se nas suas vielas e caminhos, subir e descer as montanhas, ouvir ao longe a flauta andina e viajar nestes sentimentos e descobertas, vai muito além de um passeio turístico.
Retorno a cada ano inspirada a ter novas experiências e na expectativa de rever aquelas terras e seu povo. Incentivo a todos que conheçam o Peru, reconhecido como um país de arte, cultura e história milenar, tão ou mais antiga quanto as de egípcios e gregos.
Perfil
Clair Goulart Amaral, 59 anos, é aposentada.
Lugares que conhece: Peru, Uruguai, Argentina, Paris, Roma e interior da Itália, Londres, Amsterdã, Turquia, Marrocos, Grécia, Egito.
Ainda pretende conhecer: mais países latinos, América Central, Europa, México, África
Arequipa é a segunda maior cidade do Peru e capital do departamento que leva o mesmo nome. Fundada em 1540 por Francisco Pizarro, é conhecida como a cidade branca, já que a maioria das construções são feitas com rochas de lava solidificada, conhecidas como sillar, do Vulcão Misti. Ativo, com sua forma cônica e neve no topo, o Misti teve sua última grande erupção em 1870.
Luiz Antonio Tesser
De Bento Gonçalves, em agosto de 2013
Vista panorâmica da Plaza de Armas, das Montanhas Sagradas e dos arredores de Cusco desde a fortaleza inca de Sacsayhuaman (cabeça do puma), hoje em ruínas. Localizada cerca de dois quilômetros ao norte da cidade de Cusco e a 3,7 mil metros acima do nível do mar, sua construção data de 1438. Cusco foi construída por ordem de Pachacútec, com a forma de um puma. A cidade era o corpo, e Sacsayhuaman, a cabeça.
Marcelo Nalin
De Veranópolis, em 21 de setembro de 2005
O cânion de Colca é um dos mais impressionantes e profundos do mundo. Fica a 150 quilômetros de Arequipa, e sua beleza vai além da geografia. Seus habitantes mais notáveis são os condores, que atraem milhares de turistas para esta região, apesar do difícil acesso. O cânion é ainda habitado pelas culturas collagua e cabana, que mantêm suas tradições ancestrais e continuam a cultivar os terraços agrícolas.
Valderez Anzanello
De Veranópolis, em setembro de 2010
Disney World é o destino mais escolhido pelas garotas que completam 15 anos. Resolvi sair desta tradição e fazer uma viagem mais emocionante, e o Peru parecia uma ótima opção. Pela cultura inca e suas paisagens, os peruanos conseguiram conquistar o meu amor. Acompanhada de meu pai e de um grupo constituído por pessoas das mais variadas idades, viajamos seguindo o roteiro do livro Gringo (do pai, Airton Ortiz). Conhecemos Lima, Uro, Aguas Calientes e o que eu esperava ansiosamente: Machu Picchu.
Carolina Xavier Ortiz
De Porto Alegre, em fevereiro de 2014
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Leia mais sobre viagem e turismo