Para além da capital do Estado, a Bavária oferece paisagens deslumbrantes e cidades pitorescas. Seguem três dicas se você quiser esticar o passeio pela região:
Castelo Neuschwanstein - A pouco mais de 120 quilômetros ao sul de Munique, fica um dos mais belos castelos da Europa e o mais visitado da Alemanha: Neuschwanstein. Foi construído entre 1868 e 1892 pelo rei Luís II, que se inspirou nas óperas de Richard Wagner, a quem dedicou o castelo. A bela construção, situada no topo de uma montanha, inspirou Walt Disney a desenhar o castelo da Cinderela. É um passeio que pode ser feito num bate-volta de Munique.
Leia também
Terra da Oktoberfest, Munique é uma das cidades mais turísticas da Alemanha
Um roteiro de cinco dias em Munique
A cerveja e os biergarten são atrações imperdíveis na Alemanha
Como aproveitar a Oktoberfest de Munique, a maior do mundo
O que você precisa saber antes de viajar para Munique
Dachau - A 20 quilômetros de Munique (acessível por trem desde a estação central da cidade, chamada Hauptbahnhof), fica a cidadezinha de Dachau, onde foi construído em 1933 o primeiro campo de concentração nazista e que, por isso, serviu de modelo aos outros. Hoje, o local é um memorial a céu aberto que relembra aos visitantes os horrores da II Guerra Mundial e onde é possível conhecer a história do espaço e ver, por exemplo, as camas e os banheiros utilizados pelos prisioneiros. Cerca de 30 mil pessoas morreram em Dachau até a libertação do campo, em 1945. Setenta anos depois, a energia pesada do lugar ainda emociona os visitantes.
Chanceler alemã Angela Merkel, em visita a Dachau. Foto: Guenter Schiffmann, AFP
Confira roteiro por Colônia e Düsseldorf, vizinhas rivais na Alemanha
Turismo em Berlim a baixo custo: o que fazer em três dias por 50 euros
Garmisch-Partenkirchen e Sugspitze - A 90 quilômetros de Munique fica Garmisch-Partenkirchen, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1936 e uma típica cidade dos Alpes, com lindas paisagens. Fica ao pé do monte Sugspitze que, com 2.962 metros de altitude, é o ponto mais alto da Alemanha. O monte é um centro de esqui e conta com áreas com restaurantes e vários pontos de observação dos Alpes. O passeio à cidade e a subida ao monte podem ser uma viagem de um dia saindo de Munique.