Desde 1921, ano da publicação de O Misterioso Caso de Styles, até hoje, foram 26 adaptações para o cinema da obra de Agatha Christie e outras tantas para a televisão. Confira abaixo os principais filmes.
1. Testemunha de Acusação (1957)
Única produção inspirada nas tramas de Agatha Christie nos anos 50, Testemunha de Acusação foi um grande sucesso de crítica e público. O filme - adaptado da peça com o mesmo nome, lançada em 1953 - saiu em 1957 com vários nomes famosos no elenco. Foi dirigido por Billy Wilder e estrelado por Marlene Dietrich, Charles Laughton e Tyrone Power, e conta a história de uma mulher que depôs contra o próprio marido no julgamento em que é acusado de matar uma senhora rica.
2. Assassinato no Expresso Oriente (1974)
Lançado em 1974, foi uma superprodução baseada no romance de mesmo nome publicado em 1934. O diretor foi o aclamado Sidney Lumet, e o elenco estava cheio de estrelas - Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Jaqueline Bisset, Sean Connery e Vanessa Redgrave são apenas alguns. O filme foi muito fiel ao texto original, e não poupou esforços para caracterizar o glamour da época; os figurinos foram impecáveis e chegaram a ser usados vagões reais do Expresso Oriente. Sucesso de público e crítica, ganhou os prêmios de melhor filme, ator e atriz coadjuvantes no Bafta e o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Ingrid Bergman (foi indicado em seis categorias).
3. Morte no Nilo (1978)
Os anos 70 também trouxeram outra grande produção baseada em uma obra de Agatha Christie. Morte no Nilo foi lançado em 1978 com elenco estrelar e muito glamour. Ao lado de Peter Ustinov, que interpretou Poirot, estavam Bette Davis, Mia Farrow, Angela Lansbury, Maggie Smith e Jack Warden, entre outros. Dirigido por John Guillermin e adaptado por Anthony Schaffer, o longa se manteve fiel à trama original, na qual uma jovem americana milionária é morta em um barco que navegava no Rio Nilo, no Egito. Todos a bordo tinham motivos para matá-la.
4. A Maldição do Espelho (1980)
O filme, que contou com Angela Lansbury como Miss Marple, baseou-se no romance homônimo lançado em 1962. O livro é o último inteiramente passado em St. Mary Mead e narra os esforços de Miss Marple em descobrir o assassino de uma mulher envenenada em uma festa beneficente promovida por uma estrela de cinema que filmava na cidade. O elenco contou com Elizabeth Taylor, Kin Novak e Rock Hudson, entre outros atores famosos.
5. Assassinato num Dia de Sol (1982)
Os anos 1980 viram mais dois filmes com Peter Ustinov como Poirot. Assassinato num Dia de Sol, de 1982, foi adaptado para as telas do romance homônimo publicado em 1941. Dirigido por Guy Hamilton e escrito por Anthony Schaffer, o filme também se manteve fiel ao texto original. Na trama, o detetive Hercule Poirot esclarece a morte de uma estrela de cinema em um elegante hotel de uma ilha no Mediterrâneo.
6. Condenado pela Inocência (1984)
Em 1984, na Inglaterra, foi lançado Condenado pela Inocência, inspirado no romance de mesmo nome publicado em 1958. O filme foi dirigido por Desmond Davis e estrelado por Christopher Plummer, Donald Sutherland e Sarah Miles. A trama do filme se manteve fiel à do livro, que é centrada nos esforços de um geofísico em recuperar a memória de um homem preso por engano sob a acusação de homicídio.
Leia mais
Um roteiro por vida e obra da escritora Agatha Christie na Inglaterra
Uma visita a Greenway, a casa de veraneio de Agatha Christie
Três sugestões para lembrar de Agatha Christie em Londres
7. Encontro Marcado com a Morte (1988)
Foi o penúltimo filme adaptado de uma obra da Rainha do Crime, em 1988. A produção foi dirigida por Michael Winner, escrita por Peter Buckman e estrelada novamente por Peter Ustinov como Poirot, Lauren Bacall e John Gielgud. No longa, uma matriarca viúva parte com os filhos em excursão e é assassinada. Poirot, então, entra em cena para descobrir o autor do crime.
Menção (des) honrosa
Série de filmes com Margareth Rutherford
Em 1962, a MGM lançou a primeira produção de uma série de quatro estreladas por Miss Marple. Os filmes, dirigidos por George Pollock e protagonizados por Margareth Rutherford, viveram uma contradição: grandes sucessos de público, eram odiados pela escritora. A começar pelos títulos, modificados totalmente apenas para ter mais apelo comercial. 4.50 from Paddington (A Testemunha Ocular do Crime, no Brasil) virou Murder, She Said (aqui, Quem Viu, Quem Matou); After the Funeral (Depois do Funeral) se tornou Murder at the Gallop (aqui, Sherlock de Saias); e Mrs. McGinty's Dead (A Morte da Senhora McGinty) mudou para Murder Most Foul (Crime é Crime, no Brasil).
O quarto e último filme, Murder Ahoy! (Assassinatos a Bordo), utilizou o personagem de Miss Marple, mas não foi adaptado de uma obra de Agatha Christie. Os títulos, entretanto, não foram os únicos pontos de polêmica em torno dos filmes da MGM. As tramas dos três livros que inspiraram os primeiros longas foram muito modificadas.