Foto: Pousada dos Capuchinhos/Divulgação
Há hotéis que não são apenas um meio de hospedagem, mas exalam a história do local onde foram instalados. No caso da Pousada dos Capuchinhos, em Vila Flores, na serra gaúcha, a história é a do antigo Seminário Santo Antônio, que funcionava na construção erguida em 1949 e que foi transformada em hotel em 2006.
Na sexta-feira passada, a pousada inaugurou uma nova fase, tornando-se temática. Além das instalações aprimoradas, o local busca agora proporcionar uma experiência de espiritualidade, arte e história, privilégios de um antigo seminário franciscano. Entre as atrações, está a trilha Paz e Bem, que consiste de uma caminhada orientada, com momentos de reflexão. O passeio de carretão pelos vinhedos dos frades é outra opção que une aventura e harmonia com a natureza.
Turismo de aventura é destaque em roteiro na serra gaúcha
Confira dicas de como se virar em uma visita à África
De volta à pousada, o hóspede poderá descansar no claustro (espécie de jardim), onde se admira a natureza ao som dos cantos gregorianos. Um chafariz em formato de taça, de inspiração francesa, de onde vieram os primeiros freis para a região, traz ainda mais tranquilidade ao cenário. A imagem de São Francisco de Assis está presente, assim como as oliveiras e as lavandas sempre floridas, uma reprodução dos jardins de Assis, na Itália, onde nasceu o santo da ecologia.
Em tour, os funcionários também mostram que a história do local está diante dos olhos. Os pisos do jardim e das varandas são de tijolos de demolição feitos de barro e que pertenceram ao antigo seminário; os pilares da varanda do claustro são feitos de pedras de basalto, muito usadas e extraídas na região, uma recordação da antiga pedreira do seminário; algumas paredes internas da pousada são revestidas com madeiras originais das pipas de vinho da cantina dos freis.
Riqueza de detalhes que marca uma época em que tudo era produzido no próprio seminário, apenas o açúcar e o sal vinham de fora.