O cardápio de passeios pelas redondezas é variado: de esportes radicais até o famoso Arraial d'Ajuda Eco Parque - o centro de diversões aquáticas que reúne atrações como toboáguas e piscinas com ondas e correnteza. Logo fiz minhas escolhas: a Praia do Espelho, o Quadrado de Trancoso.
Essas e outras opções você pode fazer por conta própria, de carro ou de ônibus, ou contratando o serviço das operadoras de turismo - basta escolher uma quando estiver passeando pela Rua do Mucugê.
Praia do Espelho e Trancoso
O Guia Quatro Rodas não poupa elogios: tascou cinco estrelas, a cotação máxima, para esta praia entre Trancoso e Caraíva. Trata-se de uma pequena enseada, de águas transparentes, falésias brancas e coloridas e coqueiros - enfim, o kit completo.
Leia também
Ecopark de Arraial d'Ajuda une lazer, gastronomia e cultura
Confira dicas de praias para vários estilos de férias
Dez destinos turísticos que vão bombar em 2015
Parti de Arraial em uma van de passeio, e em cerca de uma hora, estávamos todos no paraíso. O ponto de apoio é o único restaurante que vi por lá, com ótima estrutura - e preços salgadíssimos -, que fica na Praia do Curuípe. Então, basta dobrar à direita, caminhar alguns minutos e escolher a sombra de um coqueiro para chamar de sua.
Em dezembro, quando estive por lá, havia um pequeno movimento em frente ao restaurante e ninguém na Praia do Espelho propriamente dita - não se ouvia qualquer som que não fosse do vento, do mar ou dos pássaros. Mas, na alta temporada, haverá bem mais gente desfrutando deste cenário com você.
Leia também
Tailândia, fascinante país de praias e muita cultura
Cinco motivos para conhecer a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte
As 10 melhores praias dos Estados Unidos
A região do Algarve, em Portugal, tem belas praias e boa comida
Piscinas naturais são as grandes estrelas de Maragogi, em Alagoas
Razões para amar Puerto Vallarta, no México
Um plus: na volta, uma parada para conhecer o famoso Quadrado de Trancoso. Assim é chamada a área central - retangular - cercada por árvores centenárias e casas antigas convertidas em restaurantes, lojas e pousadas, e encabeçada pela bela Igreja de São João Batista, que remonta às origens de Trancoso, inicialmente uma vila fundada por jesuítas em 1586. Chegamos a tempo de fazer muitas fotos com luz natural e comer pitangas direto das inúmeras pitangueiras que há por lá, diante da bela vista do mirante. Ficou a vontade de conhecer como é a noite em Trancoso.
Trancoso à noite
Depois de dias percorrendo a Rua do Mucugê, a possibilidade de variar o programa noturno falou mais alto: para facilitar, algumas operadoras oferecem justamente a possibilidade de jantar em Trancoso. A distância é curta: em cerca de meia hora se está diante do Quadrado.
Foto: Patrícia Rocha, arquivo pessoal
À noite, acendem-se tochas e umas poucas lâmpadas, que não ofuscam a visão de um céu estrelado como não se vê mais nas áreas urbanas. Depois de terminado o passeio de reconhecimento pelo Quadrado, o desafio é escolher um entre os ótimos restaurantes, com opções de alta gastronomia - e preparar o bolso. Mas a experiência compensa.