Augusto Ferreira Ramos, engenheiro brasileiro, estava comemorando o centenário da abertura dos portos brasileiros às nações amigas quando teve a ideia da construção de um caminho aéreo para o alto do Pão de Açúcar. Foi então que, com 360 contos de réis, ele e mais um grupo de amigos ilustres fundaram a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e iniciaram, em 1910, a construção do primeiro teleférico brasileiro.
No dia 27 de outubro de 1912, um carrinho de madeira amarelo inaugurava o primeiro trecho, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, em uma extensão de 528 metros e com 220 metros de altura. Subiram 577 pessoas, ao preço de 2 mil réis, em um voo pelo céu da nossa cidade. Era o primeiro teleférico do Brasil e terceiro do mundo, marco que projetou o nosso país para sermos reconhecidos em terras estrangeiras também! Na época, era conhecido como Camarote Carril, mas não demorou a ser apelidado de bondinho, por sua semelhança com os bondes que circulavam pelo Rio.
No ano seguinte, em 18 de janeiro de 1913, inauguraram o segundo trecho, com uma extensão de 750 metros e 396 metros de altura, completando o trajeto como conhecemos hoje.
Em 1972, quando já estava com seus 60 anos, nosso primeiro bondinho foi aposentado e deu lugar a um mais novo, leve e moderno, em forma de bolha, feito de alumínio e com tecnologia de aviação. Em 2008, foi novamente modernizado, mas seu design permaneceu o mesmo.
PERFIL: Maria Helena Dias Rocha é de São Luiz Gonzaga
Lugares que conhece: Portugal, Espanha, Itália, Suíça, França, Vaticano, Mônaco, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia, Turquia, Grécia, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e muitos lugares do Brasil
Ainda pretende conhecer e revisitar muitos lugares do Brasil e do mundo
Veja fotos enviadas por outros leitores