A Weihnachtsmarkt ou Mercado de Natal é o evento mais bonito que ocorre na Alemanha. Principalmente para quem não cresceu neste ambiente de Natal no inverno, é como voltar a ser criança e entrar num daqueles contos de Natal, com neve, luzinhas coloridas e enfeites por todos os lados.
Quase toda cidade tem sua própria feirinha, algumas duram um mês, outras somente um fim de semana. Mas quando chega o Natal propriamente dito, elas já terminaram.
É uma delícia comer uma bratwurst, pão com salsicha de meio metro de comprimento com aquela mostarda deliciosa, ou um currywurst, salsicha no molho com muito, mas muito curry que os alemães colocam em tudo, e claro que para acompanhar a pedida é o glühwein, o nosso quentão, que na Alemanha possui outras variações, como feito com vinho branco, de cerejas e muitas outras.
E o cheirinho das nozes açucaradas no ar? Impossível resistir. Cada feirinha tem suas variações, e o legal é conhecer várias, com seus quitutes diversos.
O interessante é que o quentão é servido dentro de xícaras que geralmente possuem um desenho e o nome da feirinha, e ao comprar o quentão se paga o pfand, pela xícara. Se quiser pode ficar com a xícara de recordação ou devolver e receber de volta o valor do pfand. Mas a feirinha não é só comida. Oferece muitos enfeites, roupas, brinquedos... Tudo que cabe numa feira.
Quem é Roberta Soriano e Arashiro
Moradora de Würzburg, Roberta tem 35 anos e é arquiteta e urbanista. Já visitou Espanha, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Chile, Uruguai e Argentina. Ainda pretende conhecer Camboja, Egito, Turquia, Grécia, Croácia, Inglaterra e Escócia.