Chegamos a Berlim vindos de Hannover, numa viagem de 1h30 min a bordo de um belíssimo trem de alta velocidade. Descemos na estação central, a curiosa e magnífica Berlin Hauptbahnhof, num frio de -2ºC em dezembro de 2012. A estação é uma das maiores da Europa, com três níveis de embarque. Fica-se horas observando os trens em todos níveis, algo incrível!
Saindo da estação, a poucos metros dali, encontra-se os principais pontos turísticos da cidade, o Parlamento Federal, onde fica a cúpula do prédio Reichstag, que vale uma visita previamente agendada. Ali se tem uma vista aérea da cidade. Ainda a poucos metros, próximo à Pariser Platz, concentra-se o maior número de turistas, porque ali estão as embaixadas de vários países e o Portão de Brandemburgo, símbolo da cidade depois da queda do muro.
Nas imediações, um hotel de época com uma história de pré e pós-guerra conservando todo seu glamour dentro e fora. Personalidades como Charlie Chaplin, Marlene Dietrich, Greta Garbo, Henry Ford se hospedaram lá.
A cidade realmente é um "museu a céu aberto", com prédios de arquitetura clássica e outros sendo construídos em estilo contemporâneo. Ficamos perplexos com tudo que se vê e se sente quando caminhamos pelas ruas da cidade. Passamos dias maravilhosos, mesmo com muito frio e a neve caindo.
Perfil da leitora
Danuza Mejia Antoniazzi, 40 anos, e agente de viagem