Berlim é forte demais, pois nos emocionamos com dois grandes momentos da história atual: a II Guerra Mundial e a Guerra Fria. A grande curiosidade na chegada é tentar entender o Muro de Berlim - seu traçado, suas histórias e suas características. Compre um mapa e descubra esses caminhos.
A cidade passa um sentimento de culpa e dor. Comece no Checkpoint Charlie, que era um posto militar na fronteira entre Ocidente e Oriente. Muito perto dali, ao visitar a Galeria do Terror, conseguimos visualizar os tristes fatos das duas épocas. Nessa área, é mantido o Memorial do Muro de Berlim, com inúmeras fotos, recordações e pedaços do muro. Perto dali, ao ar livre, está o Memorial do Holocausto, para ser lembrado por todos.
Um dos principais pontos turísticos é o Portão de Brandemburgo. Ao atravessá-lo, caminhe pela Avenida Under den Linden (a mais famosa no oriente), passando pela Universidade de Humboldt (onde estudou Karl Max, Einstein), a Ópera Estatal, o Museu de Pérgamo e a Catetral, chegando até a Alexanderplatz. Suba na torre da televisão, onde você tem uma vista espetacular de toda a cidade.
Ainda do lado oriental, a praça Gendarmenmarkt é composta por três belos e harmoniosos edifícios: a Casa de Concertos e as catedrais francesa e alemã. Atrás do portão está o Reichstag, o parlamento alemão (vale esperar a fila e visitar por dentro).
A Kurfurstendamm ou simplesmente Kudamm (avenida mais famosa no ocidente) tem um centro comercial de lojas populares e também de luxo. Ali perto encontra-se a loja de departamentos KaDeWe. Não deixe de subir nos últimos andares, onde você encontra um arsenal de comidas, temperos, chopes, salsichas e chocolates (de altíssima qualidade e baratíssimos).
Berlim é história, beleza, organização, cultura, limpeza e festa. Não deixe de conhecer.
Perfil do leitor
Marcelo Cauduro de Castro, 51 anos, é consultor de empresas em Porto Alegre