Como já estive nas Cataratas do Iguaçu, as Cataratas do Niágara não chegaram a me impressionar pela imponência. Considerada uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as quedas canadenses reúnem águas vindas de quatro dos Grandes Lagos e que escoam para o Lago Ontário. A infraestrutura do lugar é bacana, e dá para explorar as cataratas de diferentes maneiras e ângulos.
As Cataratas do Niagara estão localizadas numa área de fronteira internacional entre a província canadense de Ontário e o estado de Nova York nos Estados Unidos, assim como as Cataratas do Iguaçu entre Brasil e Argentina.
Não é preciso usar um barril para explorá-la, como alguns já fizeram, mas essas maluquices podem ser conferidas no Daredevil Museum of Niagara Falls (309 Rainbow Boulevard).
1. Por trás
A Table Rock é a parada obrigatória, onde fica o complexo de atrações menos radicais, com os mirantes, a Jourey Behind the Falls - caminhar por túneis dentro da montanha para experimentar a sensação de estar atrás das cataratas e ver de perto a força das águas, por janelinhas disputadas pelos turistas para tirar foto, com um barulho forte é legal-, além da experiência 4D Niagara's Fury, que deve agradar às crianças, mas é pouco atraentes para adultos e, apesar da capa, saí molhada de lá.
2. De cima
(Fotos: Canadian Tourism Comission/Divulgação)
Os mais corajosos podem ver as quedas de cima, pela Niagara Helicopters, que realiza passeios desde 1961, apenas em dias sem nevoeiros ou chuvas. Quando estive lá, o clima não permitiu o passeio.
3. Na água
Outra opção é navegar no barco Maid of the Mist, que leva os visitantes para perto da cascata e só funciona em alguns períodos do ano. Vale levar uma muda extra de roupa.
4. Em dois países
O maior volume de águas está na Ferradura (Horseshoe Falls), no lado canadense. No lado norte-americano encontram-se as American Falls. Existem duas pontes ligando a Niagara Falls americana à Niagara Falls canadense, e nas extremidades de ambas situam-se os postos de fronteira e imigração dos dois países - para visitá-las, é imprescindível levar passaporte e, além de visto americano, é preciso ter visto canadense de múltiplas entradas (para quem quiser retornar ao Canadá na mesma viagem).
O visto
- Brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá e há vistos para diferentes finalidades: Residente Temporário (turistas), Permissão para Trabalho ou Permissão para Estudo. O visto pode ser de entrada (com duração quase sempre de até 6 meses para apenas uma viagem ao país), múltiplas entradas (válido por até três anos) e de trânsito (de até 48 horas).
- Para saber como tirar o visto, acesse no site do Governo do Canadá (em português).
* A jornalista viajou a convite da Comissão de Turismo do Canadá (CTC) e do Turismo de Toronto
Veja a localização no mapa abaixo: