A nova novela das 21 horas começou e mesmo quem não gosta de acompanhar acaba influenciado por algumas tendências. Agências de turismo afirmam que a procura por passeios para a Turquia chegou a triplicar por causa de "Salve Jorge". E o mesmo efeito é esperado agora em relação ao Peru, pois as primeiras cenas de "Amor à vida" revelam um pouquinho das belezas do lugar que, vamos combinar, nem precisa de novela para despertar vontade. Mas antes mesmo dessa onda, a corretora de imóveis Carla Vanessa Merkle Titz, de Joinville, em Santa Catarina, quis conhecer o Peru. Ela e o marido Anderson Titz, de Jaraguá do Sul, procuraram uma agência de viagens e compraram um pacote supercompleto - com direito a hotel, translado e tudo mais - para ficar cinco dias no país.
- Fui agora e no fim de abril. Fiquei dois dias em Lima e três em Cusco - conta Carla.
Como primeiro conselho ela alerta.
- Na mala de qualquer viajante que vai ao Peru não pode faltar um bom tênis, pois você irá andar bastante, roupa confortável, protetor solar e boné! Não se esqueça da máquina fotográfica, claro - diz.
Lugares inesquecíveis
- Não existem palavras para descrever a sensação de chegar em Machu Picchu e avistar aquelas construções. Além do lugar, que é muito bonito, o passeio para chegar até lá é imperdível, principalmente a parte feita em trem - garante Carla.
Outro destino que ela adorou foi ao Templo Pachacámac, em Lima.
- O passeio com duração de meio dia é bem interessante. O local ainda continua sendo explorado pelos pesquisadores - conta.
A joinvilense e o marido também se apaixonaram pelo sitio arqueológico de Saqsaywaman, em Cusco.
- É impressionante, principalmente quando você começa a pensar em como eles construíram aquilo - diz a corretora.
O que e onde comer
O casal garante que a gastronomia do Peru é maravilhosa.
- Eles têm alguns pratos tradicionais, como o ceviche, Aji de Galina, Lomo Galgado, a Inka Kola (bebida muito consumida pelos peruanos. É um refrigerante sabor tutti frutti). E não deixe de experimentar a comida chinesa feita por lá", sugere Carla.
Restaurantes
ChiCha, do Chef Gastón Acurio: é necessário fazer reserva
La China: restaurante de comida chinesa em Cusco
Rosa Nautica: restaurante localizado em Lima, no meio do mar, necessário fazer reserva
Indicação de hospedagem
Carla e o marido Anderson contaram com a ajuda de uma agência de turismo para organizar toda a viagem, inclusive as hospedagens. Mesmo que você vá fazer o mesmo, vale seguir a dica do casal.
- Em Lima, procure hotéis na região de Miraflores. Se for visitar Cusco, procure hotéis próximos da Praça das Armas - diz Carla.
Opções de translado
O casal optou pela comodidade e foi de avião do Brasil para Lima.
- Depois, para ir para Cusco, pegamos um voo domestico. Dentro das cidades usamos o taxi, que por sinal e muito barato - conta Carla.
Vai uma coca?
- Ao chegar no aeroporto você é recepcionado com folha de coca para mascar e não sentir a diferença de altitude. Nos hotéis, você também é recepcionado com chá de coca. Caso a pessoa não goste de mascar a folha uma alternativa é comprar bala feita de coca - aconselha a corretora de imóveis.