O Peru começará a construir em 2014 seu primeiro teleférico para permitir o acesso maciço de turistas ao complexo arqueológico inca de Choquequirao, no sul dos Andes, com arquitetura muito similar a Machu Picchu.
O teleférico de Choquequirao, com custo estimado em mais de US$ 50 milhões, terá cinco quilômetros de extensão, e a viagem levará 15 minutos, durante os quais cruzará o Rio Apurímac a 1,4 mil metros de altura. O veículo transportará até 400 passageiros por hora nos dois sentidos.
Choquequirao fica a 3,2 mil metros de altitude e é uma cidadela construída na época do (imperador) inca Pachácutec, que reinou entre 1438 e 1471, em cujo governo foi construída também Machu Picchu, emblemática cidadela inca convertida na joia da coroa do turismo no Peru. De fato, as duas cidades - Choquequirao e Machu Picchu - são muito semelhantes em arquitetura e estrutura.
Choquequirao, palavra derivada das línguas indígenas aimara e quéchua, significa "berço de ouro". Atualmente, o acesso ao complexo é limitado porque a viagem até lá dura dois dias, partindo da cidade de Abancay. A única forma de chegar é a pé ou de mula, subindo o cume da montanha, coberta por vegetação.
A cidadela, edificada com as características pedras em forma geométricas dos incas, fica no limite entre os departamentos (Estados) de Apurímac e Cuzco.
Segundo autoridades locais, a obra começaria no primeiro trimestre de 2014, e a construção duraria aproximadamente 15 meses.
O projeto faz parte de um programa do governo peruano, anunciado em maio passado, de construir um teleférico em cada uma das 24 regiões do país, com a finalidade de desenvolver a integração dos povos indígenas distantes e favorecer o turismo. Os que serão construídos posteriormente estão em fase de estudo a fim de determinar seu custo e localização exatas.