Incentivar aposentados e pensionistas a viajar pelo Brasil e, ao mesmo tempo, movimentar o mercado interno principalmente nos períodos de baixa temporada. Esse é objetivo do programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, relançado em parceria com a iniciativa privada nesta quarta-feira, durante a Feira das Américas da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), em São Paulo, maior evento do setor no Brasil.
A principal novidade é a criação de um cartão de crédito da Caixa Econômica Federal especialmente para o programa, que estará disponível nas agências de todo o país a partir de segunda-feira. Com ele, o idoso - correntista ou não - poderá parcelar em até 48 vezes os pacotes promocionais oferecidos no site do Viaja Mais (viajamais.gov.br) a uma taxa de juros de 0,82%. Ao todo, segundo o superintendente nacional do banco, serão R$ 2,2 bilhões em créditos reservados à promoção do turismo no país. Correntistas do Banco do Brasil também terão a facilidade de parcelar em 48 vezes o valor dos pacotes em crediário, sem utilizar o limite do cartão de crédito.
No site do programa, há cerca de 300 ofertas de pacotes turísticos dentro do Brasil desenvolvidos em parceria com operadoras e setor hoteleiro, com descontos que chegam a 20%. O idoso deve acessar a página, escolher entre os 54 destinos de 22 Estados e verificar qual é a agência de viagem mais próxima. Conforme o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, a cada semana haverá ofertas diferentes.
- Temos de ser eficientes, e não tratar o turismo desse país como um "espeto corrido", em que sobra mais do que é consumido - afirmou ele sobre a tentativa de distribuir melhor a demanda turística durante o ano.
A assinatura do termo de cooperação teve também a participação do ministro do Turismo, Gastão Vieira, do presidente da Abav, Antonio João Monteiro de Azevedo, e do gerente-executivo do Banco do Brasil, Vasco Farinello.
*A jornalista viajou a convite da Abav