A edição brasileira da Copa do Mundo reserva cinco jogos para o estádio Beira-Rio. Mas o maior evento de futebol do planeta não está resumido aos 450 minutos de bola rolando na casa colorada. Pensando em todos os outros momentos, a Secretaria de Turismo e o Sebrae-RS montaram cinco roteiros especiais para os turistas que visitarem o Estado durante o mês que irá parar o Brasil.
Os projetos já estavam sendo sendo trabalhados em workshops realizados desde a 40ª Feira das Américas da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), em outubro de 2012, no Rio de Janeiro. Segundo a diretora de Promoção e Marketing da Secretaria de Turismo, Camila Mumbach, o Rio Grande do Sul deseja unir tradição e modernidade, além de oferecer os melhores serviços.
E não são só os turistas de fora que podem aproveitar os roteiros: quem melhor que os próprios gaúchos para testá-los?
Roteiro Lagoa do Peixe
Para os apaixonados por fotografia, o roteiro ideal. Localizada em Tavares, entre São José do Norte e Mostardas, no sul do Estado, a Lagoa do Peixe é conhecida pela invasão de aves migratórias, vindas do hemisfério norte. A viagem permite conhecer o Parque Nacional e ver de perto flamingos, talha-mares, maçaricos, batuíras, trinta-réis, garças e inúmeras outras espécies. Além disso, é possível realizar aventuras em cavalgadas, trilhas a pé e de Land Rover.
A aquisição dos veículos permitiu o roteiro batizado de Safari Fotográfico. Organizado pelo empresário João Batista, o passeio permite passar por partes pouco exploradas do Parque, inclusive dentro d'água. Na rota, visitas a faróis e sambaquis, degustação de frutos do mar e comida típica da região.
- Realizamos cursos de adaptação com o Sebrae para a Copa do Mundo e esperamos um acréscimo no público - explica.
Além das viagens off-road, para fotografias, o período de inverno pode ser bom. As aves começam a chegar em junho e, com abundância de peixes, dão constantes voos rasantes para buscar seus alimentos.
Tavares está localizada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos, no sul Estado. Fica a 230km de Porto Alegre e a 128 km de Rio Grande (que só tem acesso por balsa para São José do Norte). Possui cerca de 6 mil habitantes.
Alemães do sul
Aos 65 anos, a professora aposentada Adélia Hillebrand cuida da Pousada Bienenfreund, que aconchega turistas em Nova Petrópolis, na serra gaúcha. Ao lado da pousada, está localizado um dos cinco pontos turísticos que serão roteiros indicados durante a Copa do Mundo. O Museu da Família retrata a cultura dos imigrantes alemães, vindos da região da Boêmia em 1874. Na casa, há objetos, móveis e documentos que relatam a história dos estrangeiros.
(Fábio Spier/Divulgação) Estruturas antigas, como este moinho em Nova Petrópolis estão entre as atrações
- Minha casa tem cem anos de construção. Os ascendentes do meu marido guardavam tudo, e hoje temos um arquivo histórico extenso, que está aberto à comunidade - diz Adélia.
A proprietária recebe cerca de 1,5 mil visitantes por ano. Porém, ressalta que, desde a divulgação do museu como roteiro rural, o número de procura está mais alto.
- O turista não vem para a Copa só para assistir aos jogos. Ele precisa entrar em contato com a cultura local. A gente se prepara não só para esse evento, mas para todos que vierem - acrescenta.
O Roteiro Alemães do Sul também é formado por outras quatro propriedades. No caminho, os turistas podem conferir explicações de moradores que contam um pouco sobre a cultura de cada local. Após a visita ao museu, é indicado seguir para o Moinho e Serraria, datados do século 19, com uma arquitetura enxaimel exuberante da casa da família. A Casa de Pedra é a terceira atração. No local, há um conjunto arquitetônico e um antigo armazém, onde eram celebrados casamentos, bailes e festas dos imigrantes. A propriedade rural e o Armazém Rosa Mosqueta encerram as atividades, com delicias coloniais e produtos da região.
Quintais de Cambará
O clima frio e aconchegante dos Campos de Cima da Serra atraíram o carioca Alvaro Rodrigues Martins Junior, que deixou o Rio de Janeiro há quatro anos para se dedicar à produção de geleias em Cambará do Sul. O produtor de 63 anos transformou o sítio de sua propriedade em negócio, em janeiro de 2009. Desde então, a Querência Macanuda apresenta frutas exóticas, orgânicas e sem agrotóxicos, como framboesa, amora, mirtilo, fisalis, entre outras. Elas podem ser vistas em um tour pela plantação, com degustação de geleias.
- Nós mandamos geleias pelo correio para turistas que passaram por aqui e pedem para nós - conta.
A estância recebe de 20 a 30 pessoas por final de semana. Alvaro e outros produtores da região fazem roteiros por outras cidades do Estado para oferecer o que Cambará tem de melhor: as belezas naturais dos cânions.
(Adriana Franciosi/ Agência RBS) Os cânios do Parque Nacional dos Aparados da Serra (acima) são atrações imperdíveis
Passeios a cavalo, banho de cachoeira, dança gaudéria e bailes. As atrações para os visitantes são encontradas também em outras cinco fazendas que fazem parte do roteiro da cidade. A Pousada Corucacas, a primeira de Cambará, foi inaugurada há 17 anos. No local, há rodeios na qual os turistas podem participar, além de churrascos típicos do Sul. O Eco Hotel conta com passeio no meio do parque municipal, onde há um guia que fala sobre a fauna e a flora da região, com filmes e história cultural.
Para quem gosta de esportes, o Pampa Rural tem 14 açudes para a realização de pesca esportiva e seis cabanas para hospedagem. Na Fazenda Cascata dos Venâncios localizam-se quatro quedas de águas cristalinas, o Caminho da Pinga é regado a história mostrando o antigo local de banho da família e visitação das ruínas do moinho, além de poder degustar um delicioso café com mistura na casa dos proprietários.
No Rancho Cabotiá é feito o típico churrasco na vala, preparado no fogo e feito em uma vala no chão, servido em um galpão de criação de cavalos crioulos e regado a música gaúcha. Além de poder conhecer a Cachoeira do Tio França montado a cavalo ou por trilhas a pé. O famoso artesanato em lã da região está exposto para compras no Kantu Kente. Com seu tradicional tear, roca e fiação, há a demonstração de como são feitos os palas, vestimenta tradicional do Estado.
Aventura na Serra Gaúcha
Não é só no pênalti no último minuto que o coração baterá mais forte. O roteiro Aventura da Serra Gaúcha é calcado na emoção. Com atrações de tirar o fôlego, este é o mais aventureiro dos projetos paralelos da Copa do Mundo.
Aproveitando a estrutura turística e gastronômica da Serra Gaúcha, o roteiro traz atividades como tirolesas, trilhas, quadriciclos, cavalgadas, escaladas, montanhismo, canionismo, canopy, ducking, rafting e outros.
Com experiência de 20 anos na área, o empresário Cristian Krummenauer, 35 anos, montou seis peças especiais para a Copa do Mundo. Três serão chamadas de carro-chefe e poderão ser aproveitadas em um dia só, em Três Coroas.
- Estamos chamando de adventure day. Teremos um sistema de busca em hotéis, traslado até o parque Brasil Raft, recepção aos turistas, com café da manhã, almoço e happy hour e incluiremos três atividades: rafting, canopi - que é uma espécie de tirolesa com rapel - e passeio de quadriciclo. No final da tarde, transportamos de volta para Porto Alegre - explica.
(Brasil Raft/Divulgação) Tirolesa (acima) está entre as atividades do roteiro que englobam trilhas, calvagadas, escaladas e rafting
O combo será a grande novidade para o Mundial. Ele será divulgado na rede hoteleira e oferecido aos hóspedes, especialmente para os dias sem jogos.
Localizada a menos de 130 quilômetros de Porto Alegre, a região serrana apresenta diversas atrações coroadas por belezas naturais. Além de Três Coroas, Canela também terá roteiros aventureiros.
Sabores e Saberes do Vale do Caí
Criada em 2007, a associação de produtores do Vale do Caí criou o roteiro Sabores e Saberes. Baseado na agroecologia, tem na gastronomia seu ponto forte. Atualmente, é comandada por Adriane Steffen, proprietária do Rancho dos Bambus, em Bom Princípio. Localizada a cerca de 75km de Porto Alegre, a região prepara-se para receber os turistas que estarão no Estado para a Copa do Mundo.
Para isso, a ideia é criar novos roteiros, especialmente voltados para o inverno, época em que ocorrerão os jogos e, tradicionalmente, período de menor procura. Para isso, contará com a parceria do Sebrae-RS, que vai desde a reformulação do site até treinamento de atendimentos.
A ideia é trabalhar com agendamento de turistas, em parceria com agências e hotéis. Deverão ser disponibilizado tanto tours ao longo do dia quanto os pernoites. Para isso, pousadas estão sendo construídas e até mesmo um novo hotel estará pronto para receber os visitantes.
- Ele terá uma vista lindíssima de Bom Princípio - avisa Adriana.
A agroecologia será o foco principal dos roteiros. Os visitantes aprenderão técnicas de criação de hortifrutigranjeiros sem agrotóxicos e sem adubos químicos. Além disso, deverá oferecer passeios de carroção pela propriedade, andar de barco e pescar no açude, andar a cavalo e fazer trilhas a pé e opção de andar de Jipe nas trilhas.
- Além disso, os turistas provarão morangos e derivados de morangos maravilhosos - comenta.