O VisitBritain, que é um dos apoiadores da Rock Street e ocupa uma loja na rua temática, selecionou algumas sugestões para ver música ao vivo na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte
Há lugares para apreciar música de todos os tipos, desde rock e pop até música clássica e ópera. Há tantas coisas acontecendo no cenário musical britânico que nem sempre é fácil acompanhar. Uma boa ideia é conferir publicações como a NME ou listagens específicas de cada cidade. Seguem abaixo 20 dos melhores lugares para ver música ao vivo em todo o país:
Londres
Barbican
O Barbican é o maior espaço cultural da Europa, com excelente programação de arte, música, teatro, dança e cinema. Música clássica, de época, contemporânea - a programação é variada, com apresentações de astros de todos os gêneros e eventos experimentais. A Orquestra Sinfônica de Londres e a Orquestra Sinfônica da BBC estão estabelecidas lá.
Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a de Barbican.
Café Oto
Eleito o "local mais bacana da Grã-Bretanha" pela Vogue italiana, o Oto fica no badalado bairro de Dalston, zona leste de Londres, e oferece música alternativa e de vanguarda, além da presença garantida de um público descolado. Oto significa barulho e também música em japonês. É um espaço experimental, interessante e ideal para ver Hackney Hipsters.
Como chegar: a estação mais próxima é a Dalston Junction (pegue a linha de metrô Victoria para Highbury & Islington e faça a baldeação para o trem de superfície).
Kings Place
Localizado no Regent's Canal em Londres, que é parte da cada vez mais animada região de Kings Cross, o Kings Place é uma área fantástica para passear e fugir da agitação. O local se autodefine como um "centro de música, arte, bate-papo e comida". Tem um café e restaurante adorável e é uma ótima contribuição ao cenário cultural londrino.
Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a de Kings Cross St Pancras.
O2 Arena, Greenwich
A Arena O2 é uma cúpula icônica que foi construída para as comemorações do milênio em 2000 e agora é palco de grandes apresentações internacionais, como o show de Beyoncé em abril e maio de 2013. Há também um local menor, o Indig02 e uma fantástica atração, The British Music Experience. É um misto de exposição e museu que conduz os visitantes a uma viagem pela música britânica através de 3.000 imagens, 600 videoclipes, 3.000 vídeos de artistas e mais de 600 itens de memorabilia de artistas e músicas.
Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a de North Greenwich. Também é possível chegar à Arena O2 pelo Emirates Air Line, um bonde que sai de Royal Docks e passa sobre o rio Tâmisa.
Parque Olímpico Rainha Elizabeth, Londres
O legado dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres está representado pela transformação do Parque Olímpico Rainha Elizabeth. Previsto para estar completamente pronto na primavera europeia de 2014, o parque também será uma das casas de show mais badaladas da capital. Dois dos principais festivais londrinos - Hard Rock Calling e Wireless Festival - foram realizados lá em julho ano.
Como chegar: a estação mais próxima é a de Stratford nas linhas de metrô Central e Jubilee e no Docklands Light Railway.
Royal Albert Hall
Uma das casas de espetáculo mais emblemáticas da Grã-Bretanha, a Royal Albert Hall é mais conhecida por seu Proms anual - uma série de concertos com bons preços todo verão que recebe alguns dos músicos mais famosos do mundo na capital - mas também realiza shows de música pop e óperas. Para aqueles que desejam ouvir música ao ar livre, o Proms in the Park proporciona a oportunidade de fazer um piquenique e apreciar a música no vizinho Hyde Park.
Como chegar: a estação de trem mais próxima é a de South Kensington.
The Roundhouse
Um local absolutamente genial, o Roundhouse tem espaço para música, circo, teatro, dança e comédia, com uma história fascinante. Existe desde 1846, quando era um galpão de máquina a vapor, e hoje abriga um moderno centro de arte e entretenimento de Londres; os jovens são o núcleo da organização e ajudam a planejar a programação e a administrar os eventos. Fica no norte de Kings Cross, perto da famosa feira.
Como chegar: a estação de trem mais próxima é a de Chalk Farm.
Southbank Centre
O Southbank Centre engloba uma série de espaços de entretenimento de nível internacional em Londres: Royal Festival Hall, Queen Elizabeth Hall, Purcell Room e a galeria de arte Hayward. Sempre há algo interessante para ver ou ouvir, inclusive frequentes apresentações gratuitas. No verão a área externa ganha vida com eventos ao ar livre. Um dos destaques é o Festival Meltdown, sempre em junho. Neste ano a curadoria é de Yoko Ono.
Como chegar: a estação de metrô/trem mais próxima é a de Waterloo.
Outras cidades da Inglaterra
Bridgewater Hall, Manchester, noroeste da Inglaterra
Sede da famosa Manchester Hallé Orchestra, o Bridgewater Hall este moderno espaço para concertos situado em um edifício de arquitetura impressionante recebe mais de 250 apresentações por ano, inclusive turnês de grandes artistas internacionais. Também é utilizado para eventos inovadores, como exibições de filmes com acompanhamento musical ao vivo.
Como chegar: são pouco mais de duas horas de trem, partindo de Londres, para chegar a Manchester.
The Cavern Club, Liverpool, noroeste da Inglaterra
Emblemático local em que os Beatles fizeram sua primeira apresentação ao vivo em 19 de agosto de 1962, o Cavern agora foi restaurado e reconquistou sua glória dos anos 1960. Recebe bandas cover dos Beatles e outras atrações. O local é imperdível para os fãs do Quarteto Fabuloso.
Como chegar: Liverpool fica a cerca de duas horas e meia de trem partindo de Londres.
City Varieties, Leeds, norte da Inglaterra
Você visitará o local não só por causa da música, mas também pelo ambiente. Com seu esplendor vitoriano recentemente restaurado, incluindo caixas e folhas de ouro, é um local intimista adorado por artistas - Charlie Chaplin já se apresentou aqui!
Como chegar: são pouco mais de duas horas de trem, partindo de Londres, para chegar a Leeds.
Komedia Cabaret Bar, Brighton, sudeste da Inglaterra
Brighton é repleta de bares animados, pontos de encontro e espaços independentes. Komedia é um dos locais mais interessantes e peculiares, palco de bandas progressistas que proporciona um ambiente de festa nesta famosíssima estância balneária do litoral sul da Inglaterra.
Como chegar: a viagem de trem, partindo de Londres, leva pouco mais de uma hora para chegar a Brighton.
The Leadmill, Sheffield, norte da Inglaterra
Casa noturna e espaço de música ao vivo independente há mais tempo em funcionamento de Sheffield, o Leadmill abriu em 1980 na cidade, às margens de Peak District, e testemunhou o surgimento de muitas apresentações ao vivo e casas noturnas. Fo eleito várias vezes o melhor lugar de música ao vivo pelos leitores da NME e apresenta shows de bandas como Pulp, Coldplay, Snow Patrol, Arctic Monkeys e The Strokes Ambiente excelente.
Como chegar: partindo da estação St Pancras em Londres, a viagem de trem leva pouco mais de duas horas até Sheffield.
Philharmonic Hall, Liverpool, noroeste da Inglaterra
Este edifício tombado de estilo art déco é a sede da Royal Liverpool Philharmonic Society. A programação anual conta com grandes nomes da música clássica, contemporânea e de câmara, folk, roots, jazz, blues, rock, pop, comédia e leituras de prosa e poesia. Filmes clássicos são exibidos na exclusiva tela de cinema Walturdaw do Hall, que surge da parte debaixo do palco, acompanhada pelo organista residente.
Como chegar: Liverpool fica a duas horas e meia de trem partindo da estação Euston de Londres.
St George's Bristol, Bristol, oeste da Inglaterra
Uma das principais salas de concerto da Grã-Bretanha, na cidade mais animada do oeste do país. Famosa pela altíssima qualidade da acústica, esta sala é palco de concertos de música clássica, jazz, world music e ópera de nível internacional, com mais de 200 concertos por ano.
Como chegar: trens da estação Paddington de Londres para Bristol levam cerca de 90 minutos.
The Sage Gateshead, Gateshead, nordeste da Inglaterra
Apelidada de Snail e construída pela aclamada empresa de arquitetura Foster and Partners, esta sala de concerto à beira d'água, em frente a Newcastle, merece uma visita. É um dos principais espaços de música do norte da Inglaterra e atrai desde grandes orquestras sinfônicas até Emmylou Harris e Elvis Costello. Também há uma série de apresentações gratuitas no saguão, assim como bares e restaurantes.
Como chegar: a viagem para Newcastle leva pouco menos de três horas de trem partindo de Londres.
Escócia
Music Hall, Aberdeen
Aberdeen é a cidade natal da cantora Emeli Sandé e, obviamente, ela lota o Music Hall quando retorna à cidade para algum show, mas este edifício, que foi inaugurado em 1822, recebe desde comédias até ceilidhs. Participar de uma dessas danças é uma ótima maneira de conhecer os moradores de Aberdeen.
Como chegar: a viagem de trem de Edimburgo para Aberdeen leva cerca de duas horas e meia, e em torno de sete horas e meia partindo de Londres.
Barrowlands Ballroom, Glasgow
As bandas adoram tocar no Barrowlands - principalmente por causa do tamanho reduzido do local (tem capacidade para pouco mais de 2.000 pessoas) e da acústica excelente. Embora ainda preserve o piso original, apropriado para dança de salão, agora é palco de apresentações dos sobreviventes da era punk Still Little Fingers (eles tocam lá sempre no dia 17 de março, há mais de 20 anos), assim como de Nick Cave e The Specials.
Como chegar: a viagem de trem de Londres até Glasgow leva quatro horas e meia e também há voos saindo de Londres.
Hootananny, Inverness
Hootananny é um pub com várias premiações e local de música ao vivo em Inverness que tem shows todas as noites da semana, proporcionando uma plataforma para a música tradicional escocesa.
Como chegar: Inverness fica a cerca de oito horas de trem de Londres ou cerca de três horas e meia de Edimburgo.
The Hydro, Glasgow
A inauguração de The Hydro aconteceu este ano e o local foi idealizado para receber astros e estrelas da música internacional, assim como eventos mundiais esportivos e de entretenimento. Com capacidade para 12 mil pessoas, serão realizados ali cerca de 140 eventos por ano. The Hydro vai atrair um público de 1 milhão de visitantes por ano, o que a coloca na posição de quinto estádio de entretenimento mais movimentado do mundo, ao lado de locais icônicos como Madison Square Gardens e The O2 arena.
Como chegar: a viagem de trem de Londres até Glasgow leva quatro horas e meia e também há voos saindo de Londres.
King Tut's Wah Wah Hut, Glasgow
O Oasis foi descoberto neste espaço perfeito de rock'n'roll. Todos os tipos de personalidades já passaram pelas portas desta casa para apreciar a boa música - uma mistura de apresentações de bandas locais e de bandas famosas - e o clima amistoso e divertido. Como mencionou a revista NME: "possivelmente o melhor espaço musical pequeno do mundo."
Como chegar: a viagem de trem de Londres até Glasgow leva quatro horas e meia e também há voos saindo de Londres.
Mareel, Ilhas Shetland
Inaugurado no ano passado na Ilha de Shetland, este é o centro de artes mais setentrional da Grã-Bretanha. Porém, isso não impediu o Mareel de atrair artistas famosos para esse prédio maravilhoso ao lado do novo Shetland Museum and Archives. Dois dos principais cantores de folk da Escócia, King Creosote e Orcadian Kris Drever já tocaram lá. O Mareel fica perto do terminal que recebe balsas de Aberdeen, no continente escocês.
Como chegar: a maneira mais agradável de viajar para as Ilhas Shetland é tomando a balsa noturna que parte de Aberdeen.
Market Bar, Inverness
Ironworks recebe os grandes nomes da música quando eles rumam para as Highlands da Escócia, mas para conhecer um pub escocês tradicional com música excelente, principalmente folk, visite o Market Bar na Church Street. O local é minúsculo, mas tem música ao vivo todas as noites e não cobra couvert artístico. Os Proclaimers - famosos por Letter from America - frequentavam este pub.
Como chegar: Inverness fica a cerca de oito horas de trem de Londres ou três horas e meia de Edimburgo.
Cabaret Voltaire, Edimburgo
Este bar cativante no coração do centro histórico de Edimburgo ganhou nova cara com a reforma feita pelos novos proprietários. Funciona como pizzaria durante o dia e se transforma em um aconchegante espaço para música e dança à noite no subsolo. Tem também um bar no andar superior.
Como chegar: Edimburgo fica a cerca de cinco horas de trem de Londres e há voos diretos também.
Usher Hall, Edimburgo
A principal casa de shows da capital escocesa - um imponente edifício construído em 1914 e cercado por pinturas de famosos compositores de música clássica - agora abarca todo tipo de estilos, seja a jovem violinista escocesa Nicola Benedetti, bandas como os Stereophonics ou a Orquestra Real Nacional Escocesa, cuja sede é lá.
Como chegar: Edimburgo fica a cerca de cinco horas de trem de Londres e há voos diretos também.
País de Gales
Wales Millennium Centre, Cardiff
Mais de 1 milhão de pessoas por ano visitam este centro de artes - o maior e mais prestigioso do País de Gales. Com a presença de orquestras e óperas, sempre há algo acontecendo ali, inclusive turnês de shows do West End; há seis espaços diferentes para apresentações. O local é adequado para famílias e oferece diversas apresentações gratuitas.
Como chegar: Cardiff fica a duas horas de trem partindo de Londres.
Clwb Ifor Bach, Cardiff
Os promotores desta pequena casa noturna perto do castelo de Cardiff sempre tiveram a habilidade de descobrir artistas em formação. O local é pequeno - já foi dedicado a promover a língua galesa - mas dentre os artistas que já passaram por ali estão Coldplay, Catatonia e White Stripes.
Como chegar: Cardiff fica a duas horas de trem partindo de Londres.
Hobos, Bridgend
Apesar de ser razoavelmente novo (abriu em 2009), o local já foi incluído na lista de premiações de espaços musicais pequenos da NME neste ano. O Hobos conta com dois ambientes e uma grande variedade de eventos; a música predomina, mas há espetáculos de comédia também. Fica em uma cidade a uma hora de Cardiff. www.hobosmusicvenue.co.uk
Como chegar: a viagem de trem da estação de Paddington em Londres até Bridgend leva cerca de duas horas e meia.
Central Station, Wrexham
Esta adorável cidade-mercado, perto da fronteira com a Inglaterra, tem um florescente cenário musical. O Central Station tem capacidade para 550 pessoas em concertos, mas realiza uma série de sessões musicais, do gênero de Inspiral Carpets e do promissor King Charles.
Como chegar: a viagem de trem de Londres para Wrexham leva cerca de duas horas e meia, com baldeação em Chester.
The Old Post Office Bistro & Bar, Rosebush
Abrigada nas montanhas Preseli de Pembrokeshire, no oeste do País de Gales, o vilarejo de Rosebush tem um ótimo bar e restaurante - e música com regularidade, abrangendo desde folk e sessões de jazz bluegrass a concertos de cantores/compositores expressivos. É um ótimo exemplo de pub tranquilo com música.
Como chegar: Rosebush fica a 20 minutos de carro de Haverfordwest que, por sua vez, fica a cinco horas de trem de Paddington, via Swansea.
Buffalo Bar, Cardiff
Apresentando algumas das melhores bandas novas do País de Gales, este bar animado na extremidade do centro da cidade de Cardiff fica aberto até 4 horas da manhã em quatro noites da semana.
Como chegar: da Estação Central de Cardiff basta caminhar 6 minutos para chegar ao bar.
Venue Cymru, Llandudno, País de Gales
Neste ano, foram recebidos The Vaccines e Simple Minds no palco do Venue Cymru, localizado em uma das estâncias balneárias mais famosas do norte de Gales, Llandudno. www.venuecymru.co.uk
Como chegar: Llandudno fica a 90 minutos de carro de Manchester.
Irlanda do Norte
Oh Yeah Centre, Belfast
Fundado por Gary Lightbody do Snow Patrol, o Oh Yeah Centre é uma casa de shows em um antigo armazém de entreposto de uísque, no coração do Cathedral Quarter, bairro cultural de Belfast. A casa recebe tanto bandas novas e promissoras quanto bandas famosas de rock, pop e indie.
Como chegar: há voos para Belfast partindo de vários aeroportos do Reino Unido, inclusive de Londres.
Ulster Hall, Belfast
Construído em 1862, o Ulster Hall tem passado ilustre. Em seus primeiros 50 anos de existência, recebeu Charles Dickens e Caruso, entre outros. Durante a Segunda Guerra Mundial exerceu um papel importante ao entreter as tropas americanas alojadas na Irlanda do Norte. Acompanhou a música pop, punk, dance e rock (foi o local de estreia mundial de Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, em 1971). Recém-reformado, agora abriga a Ulster Orchestra.
Como chegar: há voos regulares saindo de Londres para Belfast
Millennium Forum, Derry
A oeste de Belfast, esta é a cidade da cultura no Reino Unido em 2013. Por causa disso, o Millennium Forum está com uma programação ainda mais completa - a casa é tradicionalmente forte em dança irlandesa.
Como chegar: a viagem de ônibus de Belfast para Derry leva cerca de 90 minutos.