O Ministro do Turismo de Mianmar está desencorajando os moradores locais de hospedar turistas em suas casas, sugerindo que os estrangeiros se recusam a participar dos costumes e exercer uma influência negativa.
Descrevendo os maneirismos estrangeiros como "inapropriados" para os moradores locais, U Aung Htay disse que os moradores só devem abrir suas casas para os turistas em áreas remotas, como a região Magway que não tem hotéis, relatou o Myanmar Times esta semana.
É uma declaração que pode decepcionar os estrangeiros que buscam autenticidade em suas viagens e uma oportunidade de conviver com os habitantes locais. Embora tecnicamente proibidos, as casas de família são os modos mais comuns de hospedagem para os turistas, especialmente durante caminhadas de vários dias, aponta o jornal Myanmar Times.
Mas de acordo com Aung, impedir os estrangeiros de co-habitar com os moradores vai ajudar a preservar costumes como dormir de frente para o leste ou o de todos os membros da família usarem uma colher para comer sopa em um único prato, tradições que estrangeiros podem se recusar a fazer, disse ele.
De acordo com o site TripAdvisor, o homestay número um de Mianmar é a Yoe Yoe Lay Guesthouse, em Mandalay, que tem uma classificação de cinco estrelas, a partir de todas as 21 críticas. A maioria elogiou a dona do lugar, conhecida simplesmente como Mama, por seu calor humano, hospitalidade e comida caseira.
Um viajante de Sydney usou o fórum para agradecer Mama, por exemplo, por levá-lo a uma casa de massagem de caridade composta por massagistas cegos para elevar seu humor, num dia que ele estava com saudades de casa.
- Eu não posso dizer coisas boas o suficiente sobre este homestay. Você realmente se sente como uma criança adotada nos braços amorosos de Mama! Ela é tão maravilhosa e carinhosa, e faz de tudo para se certificar de que você tem o que precisa e está confortável - escreveu Ryina do Boulder.