As duas grandes virtudes, ou associações mentais ligadas à Ilha de Grand Cayman estão presentes no antigo filme A Firma, de 1993, na qual os personagens de Gene Hackman e Tom Cruise têm uma passagem pela ilha: ao mesmo tempo um paraíso fiscal com seus mistérios, e também um paraíso do mergulho. Aliás, um filme mais recente, de 2004, Haven, protagonizado por Orlando Bloom, mostra uma Grand Cayman um pouco mais realística em relação aos problemas de qualquer destino turístico.
Hollywood à parte, Grand Cayman é um nada fictício paraíso do mergulho aos brasileiros dispostos a viajar um pouco mais para chegar ao destino, uma vez que não há voos diretos, sendo recomendado sair de Miami. Do arquipélago, ainda fazem parte Cayman Brac e Little Cayman, ambas bem menores que a maior e mais famosa Grand Cayman.
Há todo tipo de hotéis na ilha, desde os mais simples, tipo "bed and breakfast", e optamos por dividir nossa estada em dois: Comfort Suites, junto à praia e com o grande diferencial de uma parceria física e operacional com a operadora de mergulho Ambassador Divers, na qual os instrutores Sarah e Jason são mestres na didática, atenção e cortesia para os mergulhadores que ainda não conhecem os paredões, reefs e naufrágios de Grand Cayman.
O segundo hotel, Westin Casuarina, é o mais luxuoso depois do Ritz-Carlton, com excelentes acomodações e com a grande vantagem de, fora de temporada, poder realizar alguns vantajosos ajustes de acomodações nas reservas. Fica localizado em frente ao sempre quente e calmo mar que banha Seven Mile Beach, uma extensa praia considerada, pelo Guia Frommers, como uma das 10 mais bonitas praias do mundo.
Essa foi a vantagem em meio a possíveis desvantagens: a viagem se deu em setembro, ou seja, plena época de furacões que afligem as ilhas situadas no "Hurricane Belt" (faixa geográfica afeta a furacões de agosto a outubro de cada ano). Arriscávamos perder a viagem se houvesse furacão de fato, mas a boa notícia é que, pela esparsa quantidade de turistas, o atendimento é mais calmo e melhor em praticamente todos os locais, além de ser uma das melhores épocas em termos de temperatura da água, tão morna quanto a de Bonaire ou Antígua. A maioria dos mergulhadores chega a dispensar a roupa de mergulho, embora a tenhamos preferido, pelo sol, implacável o dia todo.
A coqueluche dos naufrágios
Além dos naturais paredões que atraem qualquer mergulhador, destacamos dois aspectos peculiares no mergulho de Grand Cayman:
1 - Naufrágios de fácil acesso;
2 - O fenômeno de Stingray City.
O naufrágio considerado a "coqueluche" atual da ilha é o USS Kittiwake, afundado em dezembro de 2010, e que pode ser visitado tanto de snorkeling, como por longos passeios internos no ex-navio militar, com longo tempo de scuba pela baixa profundidade, que inicia aos 5 metros na sua parte mais próxima à superfície. Por sua vez, junto ao naufrágio do Oro Verde, espalhado pelos últimos furacões na região, é curioso ver algumas bicicletas afundadas, um hábito dos navegadores e mergulhadores que partiam da região, deixadas como um ritual de despedida. É curioso, mas desvirtua um pouco a visão de ambiente natural que se forma no visitante.
Já Stingray City é um local de mergulho e recreação criado pelos hábitos de os pescadores limparem seus peixes sempre em um determinado local do mar, que começou a atrair arraias-ferrão (stingrays),que hoje somam de 30 a 50 por bando, que vem cercar e comer pedaços de lula dados pelos visitantes. Tudo em águas rasas, de 1m50cm.
Para descansar após os mergulhos, a melhor pedida é uma esticada de carro a Rum Point.
Compras baratas e "tax free"
Para os interessados em alugar um carro, há modelos bem econômicos como o Hyundai i10, mais compacto que um Mini Cooper, embora a ilha peça mesmo é o comando de um Jeep, para entrar no clima. Há de se atentar para os seguintes cuidados e peculiaridades: o volante fica do lado direito, e o sentido da pista é o esquerdo, de mão inglesa, em virtude de as Ilhas Cayman fazerem parte do Reino Unido. Ainda em terra, outra vantagem de Cayman: a ilha é tax free, com preços de lojas e shoppings mais convidativos que os da Flórida, pela não incidência de impostos. Para quem for adquirir seus equipamentos de mergulho na ilha, veja, antes dos outlets especializados, as ofertas nas diversas lojas da rede Red Sail Sports.
*Paulo Ricardo Meira, 48 anos, é doutor em marketing. Gisele Meira, 32 anos, é pedagoga e advogada.