A China pensa grande e alto. A República Popular multiplica a construção de torres superiores a 500 metros de altura e as ocupa com apartamentos, escritórios, centros comerciais e hotéis de luxo. Com seus 632 metros, a Torre Xangai - cuja obra foi concluída no início de agosto - é a torre mais alta da Ásia e deverá acomodar a partir de 2015 um hotel de luxo. O horizonte aponta projetos extraordinários para o Império do Meio.
Na China, a moda agora são os arranha-céus. A torre mais alta da Ásia - com 632 metros de altura - foi concluída depois de quatro anos de trabalho duro, mas o edifício só deve ser aberto ao público em 2015. A construção vai abrigar escritórios e até um shopping center e o futuro hotel mais alto do mundo também estão planejados para ocupar as paredes deste edifício.
Os 258 quartos do Jin Jiang estarão concentrados entre os 84º e 110º andares de um total de 121 pisos. Apesar da altura impressionante, a Torre Xangai não conseguiu desbancar o Burj Khalifa, em Dubai, que é ainda hoje o edifício mais alto do mundo.
Este último inclui ainda outro recorde: o primeiro Hotel Armani do mundo, projetado pelo próprio estilista italiano Giorgio Armani. Os ocupantes dos 160 quartos e suítes do hotel têm oito restaurantes diferentes para escolher, uma loja com produtos exclusivos de Armani, além de um spa de mais de 1.000 m².
A China decola
De volta à China, é a vez de conhecer outro gigante da arquitetura na cidade de Wuhan, onde fica o Centro de Greenland com 606 metros de altura (119 andares). O projeto, iniciado em 2012, será concluído em 2017. A torre foi projetada para acomodar 186 apartamentos e um hotel cinco estrelas com 292 quartos, distribuídos por cerca de 4.200 metros quadrados.
A entrega da Goldin Finance 117, em Tianjin, está prevista para 2016. O edifício de 597 metros de altura, localizado no distrito de negócios da cidade também terá um hotel 5 estrelas, com 350 quartos e suítes, preparados para receber uma clientela abastada.
Quanto aos trabalhos na CTF Tianjin Tower de 530 metros, também chamada de Chow Tai Fook Binhai Center, a previsão é que estejam concluídos em 2016. Um hotel de luxo se prepara para abrir as suas portas ali. Como aconteceu em Guangzhou, onde a Chow Tai Fook Centre se eleva a 530 metros de altura (111 andares).
A China não está sozinha nesta corrida rumo ao alto. Em Seul, está prevista para ser inaugurada em dois anos a Lotte World Tower, com 555 metros de altura. O edifício será composto por escritórios e um luxuoso hotel de 260 quartos, entre o 80º e o 100º andares. O público será convidado a subir aos 120º e 123º pisos e contemplar uma vista deslumbrante da cidade.