Com a proximidade do inverno, a Reserva Biológica Huilo Huilo, na Patagônia chilena, torna-se um bom destino turístico para os amantes do frio. Localizada em uma área de proteção ambiental de 100 mil hectares, cercada por lagos, vulcões e bosques primários, a localidade oferece atrações relacionadas a esportes de neve e atividades que combinam com baixas temperaturas.
Divulgação / Huilo Huilo
Durante o dia, os hóspedes podem esquiar, escalar montanhas nevadas, fazer trilhas, observar animais silvestres, admirar cachoeiras e provar as especialidades da Cervejaria Artesanal Pertermann. À noite, eles podem se recolher em um dos quatro hotéis da Reserva Biológica, para desfrutar a alta gastronomia local e um spa com dezenas de tratamentos.
Confira opções de passeio para o inverno em Huilo Huilo:
Tirolesas
Huilo Huilo oferece diversos tipos de tirolesa que, durante o inverno, permitem a visão das paisagens nevadas da região. Há a tirolesa infantil (com 40 metros de comprimento e 2 metros de altura), a tirolesa normal (com 35 metros de altura e 180 metros de comprimento) e a tirolesa XL, considerada uma das mais radicais da América do Sul: ela tem 90 metros de altura e 500 metros de comprimento.
Cavalgadas
Uma das atividades de inverno mais populares de Huilo Huilo são as cavalgadas. Sobre os belos cavalos da Reserva Biológica, o hóspede pode passear entre montanhas nevadas, bosques primários e rios da Patagônia.
Bosque Nevado
O Bosque Nevado é o centro de aventuras para a família na neve de Huilo Huilo. Conta com atividades para os iniciantes na neve pela primeira vez e também para os mais experientes. No local, é possível fazer tubbings, caminhadas com raquete, esqui randoneé, passeios em motos de neve. Pistas livres de esqui e snowboard também estão preparadas para receber os turistas.
Rota Mocho-Choshuenco em esqui randoneé
Travessia em esqui randoneé, próprio para subidas, que começa no bosque de lengas (árvore típica da região), passa pelo plateau (superfície plana aos pés dos vulcões) e chega aos pés do vulcão Mocho Choshuenco.
Circuito em raquetes de neve
Saída em van 4x4 com rumo ao Vulcão Mocho-Choshuenco. Ao chegar à base da montanha, os turistas colocam raquetes de neve e começam uma bela caminhada entre um bosque centenário de coihues (árvore típica da região) e lengas para finalmente chegar ao mirante.
Cervejaria Petermann
Na cervejaria Petermann é possível conhecer o processo cervejeiro e as quatro variedades que são produzidas no local - e provar cada uma delas. A cervejaria tem uma produção de 12.000 a 13.000 litros mensais. São cervejas com muito corpo, sem aditivos, elaboradas com 100% malte e seguindo a lei de pureza alemã artesanal. Atualmente realizam-se edições limitadas para consumo somente nos hotéis de Huilo-Huilo.
Termas do Lago
Visita fotográfica às termas, que de acordo com as crenças locais dizem ter grandes poderes curativos. Estão localizadas no setor os banhos, distantes 20 Km do Porto Fuy onde é possível ver a Selva Patagônica nas duas beiras do Lago Pirehueico. Uma vez cruzado o lago, nos deparamos com um cais e plataformas de madeira elevadas sobre o bosque. As piscinas são troncos ocos separados uns dos outros em quase 10 metros onde a água se mantém entre 35ºC e 40ºC.
Salto Huilo-Huilo e Salto O Puma
O Salto Huilo-Huilo é um trekking onde é possível visitar diferentes mirantes que oferecem vistas para cachoeiras e observar a rica flora existente dentro da Reserva Biológica Huilo Huilo. A trilha acompanha o curso do Rio Fuy e passa pelo Salto Huilo-Huilo, uma cachoeira com 40 metros de altura. Mais à frente, chega-se ao Salto O Puma, com aproximadamente 30 metros de altura, que nos oferece uma maravilhosa vista do rio e exuberante vegetação.
Sobre Huilo Huilo
Localizada nas selvas da Patagônia do Chile, a três horas de carro da cidade de Temuco, a Reserva Biológica de Huilo Huilo ocupa uma área de 100 mil hectares e abriga uma das poucas áreas de florestas de clima temperado que restam no mundo. No local, existem 95 espécies de aves, 12 mamíferos, 328 espécies de flores, vulcões nevados, lagos, rios e cachoeiras com quase 40 metros de altura. O destino se encontra cercado por uma zona de intensa exploração madeireira e um de seus objetivos, como reserva biológica, é preservar um dos mais importantes ecossistemas da América do Sul.
Mais informações no site da reserva.