O Grupo Costa lança uma nova ferramenta de apoio ao recrutamento de brasileiros dispostos a trabalhar em cruzeiros a bordo de um navio. O portal nasce com a missão de fornecer conteúdo, prestar assessoria para a captação de profissionais e facilitar a comunicação com a empresa na Itália.
Navio Costa Fortuna (foto: Jandyr Nascimento / Agência RBS)
O site explica passo a passo as etapas que o candidato terá de seguir para conquistar sua vaga a bordo. Ele tem acesso a todos os postos disponíveis, separados em 11 categorias: Bar; Crew (Limpeza de cabines e áreas comuns da tripulação); Entertainment (Diversão, esporte e lazer), Galley (Cozinha), Guest Service (Relacionamento direto com o hóspede), Hotel, Housekeeping (Limpeza de cabines e áreas comuns aos passageiros), Photo (Produção de fotos e vídeos), Restaurant, Store (Manuseio de materiais a bordo) e Tours (Excursões). Ao selecionar uma função de sua preferência, o candidato tem em detalhes as características e habilidades necessárias para poder exercer a atividade.
A captação dos profissionais é feita a partir de uma parceria com agências de recrutamento. O candidato deve escolher uma dessas empresas no momento de anexar e enviar seu currículo. Essa agência será a responsável por todo o processo seletivo até o embarque no navio. O site também oferece as informações sobre os documentos, cursos, idiomas, salários, direitos trabalhistas, requisitos e certificados obrigatórios para o trabalho a bordo.
- É importante que o candidato se identifique com os valores do Grupo e esteja preparado para atender com excelência as exigências do trabalho. O Global Recruiting é a porta de entrada para o profissional, especialmente da área de hospitalidade e turismo, iniciar uma carreira a bordo de longo prazo - destaca Renato Campos, gerente de Global Recruiting na Costa Crociere.
Navio Costa Victoria (foto: Dulce Helfer / Agência RBS)
A empresa começou a recrutar brasileiros em grande volume a partir do ano de 2007, acompanhando o crescimento da oferta de leitos no país. Atualmente, dos 19 mil tripulantes da empresa, 3.300 são brasileiros. Desse total, 2.400 estão recrutados para atuar nos navios da Costa Cruzeiros e 900 estão na Ibero Cruzeiros até abril de 2013. Esses profissionais estão distribuídos pelos 14 navios da Costa e pelos três da Ibero em cruzeiros pelo mundo.
O contrato de trabalho é internacional e será formalizado com as empresas prestadoras de serviço em hotelaria contratadas pela companhia no exterior. Com prazo de duração de oito meses, o contrato pode ser estendido várias vezes, de acordo com o desempenho do profissional. A bordo dos navios da companhia, o brasileiro tem condições de realizar um plano de carreira.
A jornada de trabalho é de até 11 horas por dia. Nas suas horas de descanso, o profissional pode deixar o navio para conhecer os portos visitados no mundo. O Grupo Costa cobre todas as despesas de viagem (voos e traslados) e hospedagem do contratado durante as operações de embarque e desembarque dos navios.
Confira o site.