fotos: Cleiton Thiele / Especial
Na chegada a Gramado, na serra gaúcha, você já sente um clima diferente no ar. Não estou falando apenas da temperatura, sempre mais amena, com a cara do outono que acaba de chegar. A cidade, que é linda o ano todo, está ainda mais enfeitada e, neste caso, deliciosamente preparada para receber os visitantes.
Até o domingo de Páscoa, Gramado é a sede do Chocofest, a maior e mais divertida festa do chocolate do Brasil, com intensa programação dedicada especialmente às crianças, que se encantam com tantos coelhos, ovos de chocolate e guloseimas espalhadas por todo lado.
Se você não tem filhos, sobrinhos ou netos, nada de ficar triste e desistir da viagem: conhecer ou rever Gramado vale a pena sempre, porque há muitas outras atrações além das celebrações da Páscoa. Não à toa, a cidade tem no turismo sua principal fonte de renda.
O Planeta das Guloseimas centraliza a programação do Chocofest, que é realizada anualmente desde 1994. Durante 18 dias do mês de março, as atrações se sucedem na Praça Major Nicoletti e na Rua Coberta, ambas no Centro. Desfiles com carros alegóricos e personagens tradicionais da festa, exposições de ovos pintados por artistas, teatros, brincadeiras, oficinas de culinária, feira de artesanato, maquiagens artísticas, contação de histórias...
Enfim, só fica sem fazer nada quem quer. A criançada não para, da hora em que acorda até a hora de dormir. O difícil é convencer os baixinhos a voltar para o hotel e ir para a cama.
Os dois primeiros finais de semana foram de muito movimento. A chuva atrapalhou a programação durante alguns dias, principalmente os desfiles que são realizados ao ar livre, mas, mesmo assim, a organização do evento mantém a expectativa de atrair cerca de 400 mil pessoas à cidade durante a festa.
As várias fábricas de chocolate artesanal se prepararam para receber um público ávido pelas delícias produzidas no município. A estimativa dos fabricantes é que 1,1 tonelada estejam à disposição dos turistas, que lotam as lojas à procura de ovos, barras, coelhos e bombons e não deixam também de provar o delicioso chocolate quente, o carro-chefe dos dias de frio.
O Chocofest termina domingo. Até lá, dentro da Rua Coberta (o que é ótimo, em dias de chuva), estão abertas à visitação a Casa da Bruxa, uma casa de doces semelhante à do conto João e Maria, uma réplica do Minimundo, na qual um trenzinho passeia entre castelos e montanhas nevadas, uma fabriqueta de doces e muito mais. São 6 mil metros quadrados de elementos decorativos e cenográficos do Planeta Guloseima.
Canela também tem chocolate
Em Canela, onde a cidade será comandada até domingo pelo Senhor e pela Senhora Coelho, a proposta é fazer com que os turistas interajam com a decoração, tirando fotos e chegando bem pertinho dos enfeites. As ruas estão decoradas com centenas de coelhos, ovos coloridos, guloseimas, cestas, laços e flores. Na casa do Senhor e da Senhora Coelho, o destaque é para teatros interativos e maquiagens para as crianças. A maioria da programação é gratuita. Saiba mais no site do evento.