Navegando pelo Facebook, deparei hoje com uma foto compartilhada por uma amiga, que me fez parar. Ela era tão maravilhosa, tudo tão perfeito, com uma iluminação sensacional... A legenda dizia "Tapete de flores em Bruxelas". Nada mais.
Não, não pode ser de verdade, comentei com a colega ao meu lado. E ela concordou. Não, tem de ser fake. Parecia aquelas coisas que encontramos no Facebook e depois descobrimos que não eram verdade. Ou pelo menos não eram bem o que pareciam ser.
Intrigada, digitei no Google "Belgium flower carpet", e surgiram diversas fotos semelhantes. E lá estava o site www.flowercarpet.be, com o selo do Visit Belgium, órgão de divulgação turística do país.
Com pouco tempo de trabalho na área de turismo, posso parecer idiota ao dizer que não conhecia essa maravilha belga. Aprendi que o tapete, feito com um milhão de begônias, é atração de Bruxelas desde 1971 no Grand-Place, praça central da cidade.
O sucesso foi tanto que ele continuou a ser produzido a cada dois anos. E eles são sempre diferentes: cada tapete tem uma temática. Em 2010, foi a União Europeia e, neste ano (sim, tem este ano!), será a África.
Então, prepare-se: a construção do tapete ocorrerá em 14 de agosto, das 13h às 20h. O começo da exibição se dará às 22h do mesmo dia, com um show de som e luzes de cinco minutos. O tapete ficará exposto até 19 de agosto, quando será desmontado.
Dica do Visit Belgium: a melhor forma de ver o tapete florido é no balcão do Hotel de Ville, aberto ao público das 9h às 23h. Outra opção é o balcão do prédio da prefeitura, mas neste é preciso pagar 5 euros (crianças com menos de 12 anos entram de graça). Em todas as noites, às 22h, às 22h30min e às 23h, o Grand-Place é tomado por uma celebração de luzes e música.
Confira na galeria de fotos que preparamos com detalhes da construção do tapete e do evento iluminado.
* Priscila De Martini é editora do caderno Viagem de Zero Hora