Quem se aproxima de Santa Rosa, no Noroeste do Estado, de longe enxerga a torre do Mosteiro da Transfiguração. Nesta que é uma casas dos monges beneditinos no Brasil, a beleza do jardim, a tranquilidade do lugar e a paz típica de um ambiente dedicado à oração convidam o visitante a compartilhar da rotina de espiritualidade.
No local, a igreja consagrada a Nossa Senhora de Guadalupe tem estilo simples, como a vida dos monges. Ali, os 17 religiosos se encontram em oito momentos diários para rezar e louvar a Deus. No lado esquerdo da igreja, há um painel de Nossa Senhora de Guadalupe, uma réplica do original em exposição no México. No fundo da construção, uma pintura relata a história da aparição da Virgem.
No mosteiro, chama atenção a iconografia, própria dos primeiros cristãos, em painéis que unem arte e teologia. Nela, uma forma de catequese e suporte para oração. As pessoas mais representadas são a Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Depois, Cristo, chamado Pantocrator, e a mãe de Deus.
Na hospedaria do mosteiro, há 48 quartos disponíveis para interessados em participar de retiros espirituais em grupos ou particulares.
- Acolhemos pessoas de boa vontade de qualquer religião ou filosofia, interessadas em um momento de silêncio, descanso espiritual e encontro com Deus- diz Dom Cristiano Collard, superior do mosteiro.
Além disso, o auditório com capacidade para 200 pessoas e o refeitório podem ser usados para encontros, palestras e treinamentos.
Os visitantes são convidados a participar da vida litúrgica da casa e da rotina de contemplação e louvor a Deus vivida pelos monges. As missas são celebradas diariamente - domingo, às 9h30min, segunda e quarta-feira, às 17h, terça, quinta e sexta-feira, às 11h15min, e sábados, às 9h.
Serviço
O que: Mosteiro da Transfiguração
Onde: Rua Julio Gaviraghi, 1.430 - Santa Rosa
Informações: (55) 3512-6193