O treinamento dos guarda-vidas que irão atuar no Litoral e em balneários de costa doce do Estado entrou na reta final nesta semana. Quatro grupos passam por capacitação. O maior é formado por agentes do Corpo de Bombeiros Militar, somando 488 guarda-vidas com treinamento concluído.
Parte deles já atua em pontos de maior movimentação do Litoral desde outubro. Há ainda 47 policiais militares, cedidos pela Brigada Militar, cujo treinamento se encerra nesta semana. Eles devem ser destacados para trabalhar em guaritas no próximo final de semana.
Guarda-vidas civis também estão passando por treinamento, divididos em um grupo de 48 novas pessoas e outros 198 civis que já atuaram em outras temporadas e são submetidos, à reciclagem. Porém, o número final de guarda-vidas ainda pode sofrer alteração.
— A gente está estudando a previsão de mais uma turma de bombeiros militares para poder fazer mais um reforço. E já estamos com equipamentos, motos aquáticas e quadriciclos nas praias também. Estamos muito otimistas para a próxima operação — explica o coordenador operacional da Operação Verão, major Daniel Moreno.
O número final de guarda-vidas na Operação Verão 2024/2025 também pode sofrer alteração após avaliações físicas e eventuais reprovações. Segundo o major Moreno, a expectativa é que o número seja semelhante ao da operação passada, de 1.024 profissionais.