A RS-040, ou Rodovia Tapir Rocha, é um dos acessos mais usados pelos veranistas que se deslocam ao Litoral Norte. Para esse verão, a via tem boa condição de asfalto, situação já verificada pela reportagem em 2023. Outro destaque é a quantidade de placas informativas no trecho.
Pista simples na maior parte do trajeto, acostamento precário ou inexistente e sinalização encoberta pela vegetação são pontos que prejudicam a viagem do usuário.
A rodovia se estende por 95 quilômetros entre Viamão, na Região Metropolitana, e Balneário Pinhal, no Litoral Norte.
A administração do acesso é feita pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) nos 11 quilômetros iniciais (começa na divisa de Porto Alegre com Viamão). No entroncamento com a RS-118 até Balneário Pinhal, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) torna-se a responsável pela via. Existe um pedágio no km 19, no distrito de Águas Claras, Viamão.
Zero Hora percorreu a RS-040 na segunda-feira (4), no raio X das vias de acesso ao Litoral Norte.
Pavimentação
O asfalto estava em boas condições na maior parte do trecho. A exceção foi na parte urbana de Viamão, entre os km zero e 11, que apresentava irregularidades na pista.
A reportagem não encontrou problemas relacionados a buracos ou a desnível relevante após o entroncamento da RS-118 com a rodovia, quando passa a ser de responsabilidade da EGR. O melhor trecho foi verificado do km 11 ao 26, ainda em Viamão, que permite o deslocamento sem trepidação.
Geometria
Existe pista dupla do km zero – na divisa com Porto Alegre – até o km 11, no trecho urbano viamonense. Após o viaduto sobre a RS-118, o acostamento é utilizado como faixa adicional até o km 26. Depois desse ponto até o Litoral, a pista é simples em ambos os sentidos. Isso é apontado por usuários como o principal motivo dos congestionamentos em momentos de grande fluxo de veículos no verão.
Por ser usado como pista adicional, o que atrapalha a parada do veículo em caso de emergência, o acostamento é um ponto fraco da rodovia. Há acostamento quando a pista se torna simples. No entanto, existe uma mescla de pontos com boa pavimentação (como a região de Águas Claras, em Viamão), e locais onde a margem da rodovia é esburacada ou está coberta por vegetação.
Sinalização
As placas apresentam informações suficientes durante todo o trecho. Como a via passa por diversos pontos urbanos, elas ajudam na orientação do motorista quanto ao limite de velocidade, proximidade de escolas ou acessos secundários. Há, também, alto número placas que não são de sinalização – como no caso de publicidades de negócios da região.
É comum a vegetação atrapalhar o avistamento da sinalização vertical, especialmente no trecho onde há faixa adicional, no qual a sinalização fica em meio a árvores e arbustos.
A pintura da via está em boas condições na maior parte do trecho. No entanto, piora em locais urbanos, com destaque negativo para as faixas elevadas que não são visíveis a distância em alguns casos. Isso faz com que o motorista veja a elevação apenas quando estiver perto. A falta de tachas refletivas (popularmente chamadas de olho de gato) prejudica deslocamentos noturnos em pontos sem iluminação urbana, conforme o relato de usuários.
Serviços
A EGR disponibiliza duas ambulâncias durante o verão, que podem ser solicitadas pelo 0800-0090192. A empresa também oferece um serviço de guincho pelo 0800-648 3903. Os profissionais atuam na prestação de resgate e socorro médico por 24 horas.
Limpeza
Os refúgios de Capivari do Sul são utilizados para o descarte de lixo, como no de um ponto perto da divisa com Viamão que apresentava acúmulo na segunda-feira. A vegetação é baixa na maior parte da RS-040. No entanto, é comum que árvores e arbustos à beira da estrada prejudiquem a visualização de placas verticais. Equipes da EGR faziam a poda da vegetação em Capivari do Sul quando a reportagem esteve na via. Também foram observados locais com acúmulo de areia na pista, perto da entrada de Balneário Pinhal.
O que diz a EGR
Segundo a empresa, não há previsão de duplicar o trecho de pista simples ou a construção de uma pista adicional no trecho de Águas Claras até Balneário Pinhal. A EGR disse ter executado serviços de manutenção, conservação rotineira e reforço na sinalização horizontal no trecho durante o ano.
Entre os quilômetros 91 e 94, em Balneário Pinhal, a estatal executa obras para melhorar os acostamentos e adequar o tráfego de veículos no local.
A EGR também informou que fará a revitalização da sinalização com pintura das faixas elevadas para travessia de pedestres, além do reforço na sinalização horizontal em Águas Claras, do segmento entre o quilômetro 24 e o 33 e do quilômetro 64 ao 91.
Haverá reforço na conservação em todo o trecho administrado – do quilômetro 11, em Viamão, até o quilômetro 94, em Balneário Pinhal. “As equipes estarão atuando no desentupimento de valas, execução de roçadas, limpeza de margens, entre outras melhorias”, disse a empresa em nota à reportagem.
A praça de pedágio conta com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), que permite o reconhecimento de caracteres para a leitura das imagens de placas veiculares. Conforme a empresa, o sistema processa a captura, identifica os caracteres e faz a conversão para dados legíveis; isso agiliza o fluxo de pagamentos.