Ao circular pela orla de Capão da Canoa, no Litoral Norte, é possível observar diferentes grupos e comunidades de pessoas e interesses. Enquanto alguns seguem em direção ao mar ou areia para tomar sol, outros aproveitam o calçadão para a prática de exercícios físicos. No entanto, especialistas alertam que a prática exige o uso de equipamentos corretos para evitar lesões ou casos de desidratação.
Conforme o professor em Educação Física e fisiculturista, Alencar França, o uso de tênis apropriados para a prática de atividades como caminhada e corrida – os chamados aeróbicos – é fundamental para evitar lesões nos pés e nos joelhos. Além disso, ele destaca que é preciso ficar atento aos horários para praticar as atividades, evitando o período entre 10h e 16h, pelo risco de desidratação e prejuízo à oxigenação do sangue.
— Para quem já faz exercícios, não é legal parar enquanto está de férias. O corpo em duas semanas já registra perda do condicionamento físico e de massa magra. É possível manter o condicionamento realizando uma variação de atividades, como agachamentos, apoios e flexões, e o aeróbico — completou.
É o caso da instrutora de informática Joana Lampert, de 20 anos. Moradora de Montenegro, no Vale do Caí.
Ela realiza corridas em uma praça próximo de casa e vai à academia. Durante as férias, a manutenção de uma parte dos exercícios acontece na orla.
— Eu venho aqui duas vezes ao dia. Pela manhã, prefiro fazer umas corridas. Já no final da tarde, faço uma caminhada menos intensa, passeando com meu cachorro. Não dá para parar porque estou na praia — ressaltou.
O casal de empresários Heron Guma, 69, e Ivana Bueno, 53, também é adepto às atividades físicas durante o período das férias. Moradora de Capão da Canoa, Ivana aproveita a orla e ainda frequenta uma academia da cidade durante o ano. Já Heron reside em Porto Alegre e faz regularmente suas atividades físicas na Capital. No entanto, ele destaca uma diferença entre os dois locais:
— Fazer exercício físico aqui é bem melhor, tem mais ar puro. E, além disso, dá para fazer tudo olhando para o mar.
Cuidados para quem está começando
O contato maior com a natureza e o tempo livre motivam muitos veranistas a começarem ou retomarem os exercícios físicos. Porém, o professor em Educação Física e fisiculturista, Alencar França, ressalta que não é indicado iniciar a prática já buscando o alto rendimento.
—As pessoas muitas vezes fazem loucuras, pois acham que já conseguem resultados durante o período de férias. A praia é o local mais fácil para prática de exercícios aeróbicos. Para quem não está acostumado fazer uma caminhada de média intensidade, uma hora entre ida e volta, já é bem interessante — destacou.
Ainda segundo França, o período de férias é ponto inicial para que muitas pessoas busquem no retorno para casa adaptar a sua rotina com a prática de exercícios. O barbeiro Cauã Pedebos, de 18 anos, cogita essa possibilidade. Ele e o irmão se arriscavam nas barras instaladas na orla. Já em sua cidade, Gravataí, na Região Metropolitana, fazer atividades físicas fica mais complicado.
— Minha rotina em casa é acordar, almoçar e ir trabalhar. Aqui, posso levantar mais cedo, andar de bicicleta, jogar futebol e também outros exercícios, como abdominais e pranchas. Eu preciso organizar minha rotina e fazer isso lá, mas, aqui na praia, é melhor, pois tem menos poluição — afirmou Cauã.