A situação da balneabilidade nas áreas de praia em Santa Catarina segue apresentando melhora. Nesta semana, dos 237 pontos analisados, 167 estão próprios para banho, segundo 11º levantamento da temporada, divulgado na sexta-feira (3) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). O número representa 70,4% do total de trechos analisados no Estado vizinho.
Nas últimas semanas, os levantamentos mostraram números abaixo de 60%. Os dados coletados entre terça-feira (31) e quinta-feira (2), indicaram 70 pontos sem condições de receber banhistas.
Entre as cidades que apresentaram melhora, está Florianópolis. Dos 87 trechos analisados na Capital, 65 foram considerados próprios para banho. Áreas das praias de Canasvieiras e Jurerê, queridinhas dos turistas, que estavam impróprias na semana passada, receberam sinal positiva nesta semana. No total, 16 pontos passaram de impróprio para próprio.
Os pontos 4 de Itajaí e 3, 8 e 10 de Itapema também passaram de impróprio para próprio. Outros trechos, como os dos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Barra Velha, Balneário Camboriú, Balneário Gaivotas, Balneário Rincão e Piçarras continuam com a mesma propriedade da semana anterior. Em Bombinhas, outro destino muito procurado pelos gaúchos, o ponto 6 mudou de próprio para impróprio, e os demais permanecem na mesma situação do último relatório.
De acordo com o IMA, um local é considerado impróprio para banho quando houver mais de 800 bactérias Escherichia coli por 100 mililitros em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores. Ou quando, na realização da última coleta, o resultado for superior a 2 mil por 100 mililitros. Essas bactérias vivem no intestino humano. A metodologia e o histórico de balneabilidade dos pontos podem ser consultados neste site.