A Guarda Municipal de Imbé, no Litoral Norte, recebeu 23 câmeras filmadoras para serem acopladas às fardas dos agentes, que começaram a usar o equipamento nesta semana.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Imbé, Marco Antônio Emerim, as câmeras trarão mais transparência nas ações e mais segurança aos agentes. Ele lembra de situações em que veranistas, principalmente jovens, enfrentaram os guardas durante as abordagens, chegando a partir para a agressão física.
A orientação é para que os agentes da Guarda Municipal mantenham ligados os novos equipamentos em todas as abordagens, atendimentos de ocorrência ou participação de apoio a algum órgão de segurança.
— Cada câmera tem autonomia de mais de 12 horas. São 43 agentes divididos em turnos e escalas. Ou seja, pelo menos 10 câmeras estarão sempre na rua, enquanto as demais são recarregadas. Elas gravam som e imagens e nós baixamos o material para um arquivo especial, ao qual apenas eu e mais uma pessoa teremos acesso — explica o secretário.
No total, a prefeitura de Imbé investiu R$ 50 mil na aquisição das câmeras que serão acopladas aos uniformes, além de mais duas câmeras veiculares e um gravador de vídeo digital veicular. Estes equipamentos de segurança se somam a outras oito câmeras de cercamento eletrônico, instaladas nas três entradas e saídas de Imbé, 12 de videomonitoramento das ruas da cidade e cinco instaladas em viaturas da Guarda Municipal, que passarão a fazer monitoramento com transmissão online - as imagens chegarão ao Centro de Operações na mesma hora.