O esporte que vem crescendo ano a ano tomou mais uma vez as areias da praia de Atlântida, em Xangri-lá, no Litoral Norte, neste fim de semana. Num ambiente familiar, leve e sem deixar de ser competitivo, o 6º Atlântida Open Beach Tennis se superou. Conforme a organização, mais de um quilômetro da orla foi ocupada pelo esporte, reunindo crianças, adolescentes e idosos, amadores e profissionais. Tudo em sinergia com os veranistas que acompanhavam com seus guarda-sóis e gazebos montados ao lado das 33 quadras espalhadas nas proximidades da plataforma.
Para se ter uma ideia da dimensão, 729 atletas se inscreveram para o torneio em jogos divididos por categorias. Os ex-jogadores da dupla Gre-Nal Hugo de León, campeão da Libertadores e do Mundial pelo Grêmio em 1983, e Paulo César Tinga, campeão da Libertadores pelo Inter em 2006 e 2010, mais uma vez marcaram presença. Diferentemente dos torneios de tênis, onde o silêncio é essencial aos atletas, no beach tennis a música alta é frequente para animar o público, sem atrapalhar quem está jogando.
Organizado há seis anos pelos amigos Alexandre Lindemeyer, Jorge Piccoli e Guto Bopp, o evento ocorreu ao longo dos dias 11, 12 e 13 de fevereiro.
- Quando nós iniciamos essa caminhada no beach tennis, em 2016, o esporte ainda estava iniciando no Rio Grande do Sul. Satisfação poder trazer esse evento para a praia, onde as pessoas se sentem em casa – destaca Lindemeyer.
Piccoli chega a se emocionar ao falar sobre o crescimento do evento.
- É uma modalidade que está trazendo as famílias para praticar. Isso é o diferencial – ressalta o organizador.
O italiano Alex Mingozzi também foi uma das atrações no evento. Com três títulos mundiais no esporte, o atual técnico da seleção brasileira de beach tennis fez questão de destacar a presença dos jovens na modalidade.
- Isso é a coisa mais importante do esporte. Quando me mudei para Porto Alegre, em 2015, não tinha crianças jogando, praticamente. Agora, é um prazer ver que realmente está ficando um esporte para todo mundo, com muitas crianças jogando e jogando muito bem – observou Mingozzi.
O jornalista Rodrigo Oliveira, da Rádio Gaúcha, participou do jogo das estrelas, uma partida de apresentação, que reuniu também de León, Mingozzi e Piccoli, no domingo. Entusiasta do esporte, diz que disputar campeonatos “é uma diversão acima de tudo”.
- Eu comecei a jogar beach tennis em 2019 e o que chama a atenção nos torneios é que, por mais que seja uma competição, não tem uma atmosfera competitiva. É uma atmosfera social. Tu ganha ou perde, tu faz amizade com teus adversários, marca jogos depois, todo mundo ri. Os teus amigos se divertem juntos, assistem juntos – destacou Oliveira.