O vento característico das praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul deu as caras neste sábado (25) de Natal. Embora o dia seja quente, cerca de 24°C, na beira-mar de Atlântida e Xangri-lá o movimento é tranquilo e há poucas pessoas se aventurando na água. O dia também é de mar agitado e bandeira amarela, que alerta para buracos e correntes.
Quem se aventurou a entrar na água hoje foi o porto-alegrense Márcio Capelari, 42 anos. Ele foi à praia por insistência do filho Davi, 9 anos, que queria aproveitar o Natal e o mar, com bastante onda, para surfar com a prancha de bodyboard.
— A água tá gelada, mas é bom tirar o dia pra aproveitar com ele. O problema é que ele é pequeno e, às vezes, não consegue segurar a prancha, que o vento leva — afirma Márcio.
O vento também atrapalhou a pescaria de Luiz Fernando Cury, 66 anos.
Do alto da plataforma de Atlântida, bem agasalhado para se proteger do sol, ele tentava pescar papa-terra, corvina e cação, mas não estava tendo sucesso.
— Hoje, com esse vento, tô aqui há uma hora e ainda não peguei nada. E olha que eu sou pescador desde criança, aprendi a pescar em Encantado, no rio Taquari.
Além dos buracos e correntes, permanece o alerta para que os banhistas do Litoral Norte tomem cuidado com as águas-vivas, vistas com frequência na areia e no mar.