Em função da pandemia e dos altos números de contágio e internações por covid-19 no fim do ano passado, todas as festas de final de ano foram canceladas na virada de 2020 para 2021 no Litoral Norte. Para a chegada de 2022, entretanto, vai ser diferente. As cidades e praias, em sua maioria, vão retomar os tradicionais shows de fogos de artifício e também montarão pequenos palcos na areia, mas não devem contratar cantores ou bandas nacionais de peso para animar a noite de Réveillon. O objetivo principal é evitar concentrações do público até altas horas.
Em Capão da Canoa, serão pelo menos 12 minutos de fogos de artifício e DJ local na noite do dia 31. O prefeito Amauri Magnus Germano estima praia, ruas e o recém-inaugurado Parque Náutico lotados neste final de ano. O gestor conta que a prefeitura fez um levantamento que mostrou cerca de 95% de hotéis e pousadas com acomodações já reservadas.
— Nem para os verões de 2018 e 2019 havia uma expectativa tão positiva assim. Os hoteleiros contam que a procura para o período pós-Ano Novo já é muito grande. A gente vê o sorriso dos comerciantes e hoteleiros em torno de um verão que promete. A cidade também está organizada para receber os turistas e as pessoas virão para cá — disse.
Em Torres, também haverá queima de fogos de artifício e música somente com DJs locais antes da virada do ano. Já nas boas-vindas a 2022, a expectativa é receber até 500 mil pessoas com 15 minutos de fogos de artifício e balões coloridos na orla. Antes disso, a cidade está apostando no Natal. A prefeitura também investiu R$ 1,5 milhão em iluminação cênica e shows natalinos e pretende criar uma cultura para a data na cidade, conforme o secretário do Turismo, Fernando Nery.
— As pessoas que quiserem vir para a praia vão ter um Natal tão bonito quanto o da Serra, essa é a ideia. Por isso, em todos os finais de semana de dezembro, haverá programação.
O secretário de Turismo de Tramandaí, Rojoel Amaral, destaca que o show de fogos vai animar os turistas que deverão lotar a praia. Em Cidreira, a expectativa também é de grande público na cidade. O prefeito Alexsandro Contini de Oliveira estima que o fim de ano lotado é presságio para um excelente veraneio.
— Quem não veio à praia no ano passado estará no Litoral, e estamos preparados para receber muita gente nesta temporada.
As prefeituras de Imbé e Pinhal também preparam festas com fogos de artifício, sem apresentações musicais. Já Arroio do Sal e Xangri-Lá informaram que não farão nenhuma festividade de virada de ano.