O feriadão da Proclamação da República começa com praia cheia em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Neste sábado (13), a região central do município tem trânsito movimentado, guarda-sóis abertos — mas balançando muito em razão do conhecido vento nordestão — e cadeiras de praia por toda extensão da faixa de areia, além de corajosos enfrentando o mar frio. Apesar das baixas temperaturas, a água limpa atraía banhistas.
Atentos ao movimento no mar, em especial por estar agitado, guarda-vidas em duas das casinhas estão em treinamento nos finais de semana. A Operação Verão inicia oficialmente em 17 de dezembro, mas as principais praias já contam com o serviço de proteção aos banhistas. Não foram realizados salvamentos neste final de semana.
Há seis anos sem vir para a praia, Luana Veiga conta que estava ansiosa para aproveitar a praia com as duas filhas e o marido. Moradores de Porto Alegre, eles escolheram viajar em carro de aplicativo para o litoral e ficarão até segunda-feira na cidade.
— Confesso que fiquei um pouco decepcionada com esse vento, mas estamos muito felizes em estar na praia depois de tanto tempo. O sol também dá uma aquecida, e vamos curtir a oportunidade — disse a cuidadora de idosos.
Com a família e um casal de amigos, Rute Oppliger conta que aproveita os finais de semana para curtir a praia. Como tem apartamento na cidade, aproveitará também o próximo verão em Capão da Canoa. Lajeado é "logo ali", segundo ela, e perder o sol é impensável.
— Acreditamos que as coisas vão voltar ao normal paulatinamente neste verão, depois da pandemia. Não viemos tanto durante os piores momentos da pandemia, mas agora estamos planejando vir mais e aproveitar o máximo possível.
Moradores de Montenegro, Arilson da Silva Cabezudo e Paulo Vitor também não perderam tempo. Pela primeira vez em Capão da Canoa, saíram às 4h de casa e chegaram por volta das 6h30min na cidade. Ainda que o preço da gasolina esteja nas alturas, eles acreditam que descansar e ver o mar compensa.
— Ainda que haja todo esse vento, o sol está agradável e vale a pena quando surge um feriado. Aproveitamos e pretendemos voltar para cá — disse Arilson.
Na manhã deste sábado, a freeway e a Estrada do Mar tinham grande movimento em direção ao Litoral Norte. No trevo de acesso a Capão, entre as RS-407 e 389 havia trânsito lento por volta das 11h.