Um dia lindo de céu limpo, sol forte, pouco vento e água do mar clara – mas fria – marca esta quarta-feira (30), antevéspera da virada do Ano-Novo no Litoral Norte gaúcho. Em Capão da Canoa, a área central está tomada de guarda-sóis e veranistas aproveitando o tempo bom.
Na beira da praia, que tem bandeira vermelha nas guaritas dos guarda-vidas, a maioria dos veranistas não usa máscaras, mas mantém as cadeiras distantes dos demais – como tem sido observado nos últimos dias. Alguns poucos mantinham o equipamento de proteção.
Uma das pessoas que aproveitava a praia com máscara é a aposentada Lauri Pena, 67 anos. Moradora de Porto Alegre e dona de um apartamento em Capão da Canoa desde 2005, ela está estranhando o verão em meio à pandemia, mas tenta se adaptar:
— Saio de manhã e caminho, paro em um local meio isolado e volto pra casa. Sempre de máscara. Antes, vinha de guarda-sol, um monte de cadeira, e ficava no meio das pessoas.
Ela ainda contou que está adotando outros cuidados neste verão. Um deles é com a alimentação. A aposentada deixou de comprar um queijo coalho outro dia porque o vendedor não usava a máscara na hora de preparação do lanche.
— Fiquei com fome, mas preferi não comer — contou.
GZH percorreu as praias de Atlântida, Capão da Canoa e Capão Novo e observou o aumento de turistas já para o feriado de Ano-Novo.
Previsão do tempo
O tempo bom para os veranistas dará trégua nesta quinta-feira (31), que deve ter nebulosidade e pancadas de chuva durante a manhã. Já para a sexta (1º), sábado e domingo, a previsão é de sol e poucas nuvens.